Unioeste Foz do Iguaçu: Equipe Cataratas Baja SAE se destaca na 20ª Competição Baja SAE Brasil - Etapa Sul

A equipe Cataratas Baja SAE, formada por estudantes do Centro de Engenharia e Ciências Exatas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) do campus de Foz do Iguaçu, estiveram participando da 20ª Competição Baja SAE Brasil - Etapa Sul, realizada em Criciúma/Santa Catarina. Os resultados obtidos são motivo de orgulho e demonstram a dedicação e competência dos estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica da instituição.

Durante a competição, a equipe enfrentou desafios técnicos e provas dinâmicas, demonstrando suas habilidades e conhecimentos em engenharia e design veicular. Os resultados alcançados são reflexo de um intenso trabalho em equipe, do empenho dos membros e dos conhecimentos adquiridos na instituição.

Na categoria de apresentações, a equipe obteve excelentes resultados. Na apresentação de eletrônica, conquistaram o 9º lugar, demonstrando domínio sobre os aspectos eletrônicos do veículo. Já na apresentação de suspensão e direção, alcançaram o 7º lugar, evidenciando a expertise nessa área. Além disso, na apresentação de design e ergonomia, também conquistaram o 7º lugar.

Nas provas dinâmicas, a equipe se destacou ainda mais. Na prova de aceleração, conquistaram o 2º lugar, demonstrando a potência e a velocidade do veículo desenvolvido. Na prova de frenagem, alcançaram o 1º lugar, evidenciando a eficiência dos sistemas de freio. Na prova de tração, conquistaram o 5º lugar, demonstrando o desempenho do veículo em terrenos desafiadores. E na prova de suspensão, alcançaram novamente o 2º lugar, evidenciando a qualidade do sistema de suspensão desenvolvido.

Na prova de resistência, que testa a durabilidade e a resistência dos veículos em um percurso off-road, a equipe Cataratas Baja SAE da Unioeste conquistou o 11º lugar, completando 31 voltas no enduro.

Para o capitão da equipe, Eliel José Gava, o resumo da competição foi superação e evolução. “Conseguimos melhorar muito em relação a outros anos. Nosso lema para essa competição escrita na arte do nosso carro foi: ‘Go fast, risk everything’ (Vá rápido, arrisque tudo). Foi uma competição cheia de emoções, conquistas, aprendizado e evolução. Agora validamos algumas peças e sabemos o que melhorar. O Foco agora é o nacional 2023 que acontecerá nos dias 20 a 24 de março de 2024 em São José dos Campos/São Paulo”, diz.

Segundo o gerente de subsistemas da equipe, Eduardo Luiz Gretzler, a competição no geral foi ótima, porém mostrando que a equipe precisa se preparar mais. “Foram poucos testes feitos e por conta disso não notamos muitos dos problemas que ocorreram. Para o nacional precisaremos reformular alguns subsistemas, como freios, suspensão e direção. Agradecemos a todos pela torcida e carinho, esperamos dar a todos mais e mais resultados”, finaliza.

Texto: Comunicação Social – Campus de Foz do Iguaçu