Assistência estudantil e Medicina em campanha contra câncer de mama

A Assistência Estudantil e o curso de Medicina estão fazendo a diferença no que tange saúde no Campus de Francisco Beltrão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). No dia 25 de outubro, como atividade concernente ao outubro Rosa, mês de conscientização do Câncer de Mama, o grupo trabalhou em atividades sobre este tipo de câncer e sobre a saúde da mulher no geral.

A liga de ginecologia e obstetrícia do curso de Medicina do Campus, envolvida diretamente na ação, orientou as mulheres sobre a importância dos exames de rotina como forma de prevenir o câncer de mama e de colo do útero, e forneceu informações sobre como o diagnóstico precoce salva vidas.

Segundo os organizadores, com campanha de prevenção e de diagnóstico precoce é possível evitar a taxa de mortalidade e de sobrevida em pacientes diagnosticadas.

A ação contou também com a presença de uma psicóloga para apoiar aquelas pessoas que passam por alguma doença grave. Participaram da campanha estudantes, servidoras e alunas da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati).  A instituição recebeu absorventes, que foram doados pelo clube de mães dos Demolays. Além da referida iniciativa, o grupo realizou aferição de pressão arterial.

Outubro Rosa

Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G Kormem for the Cure.  A data tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade, em todo o Mundo.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a estimativa é de que 73.610 novos casos de câncer de mama sejam registrados no Brasil até o final de 2023, com um risco estimado de 66,5 casos a cada 100 mil mulheres. A pasta ainda aponta que o câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre mulheres. Embora seja um tema difícil de tratar, falar abertamente sobre o câncer de mama pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar o conhecimento e diminuir o temor associado à doença. Um em cada três casos de câncer de mama pode ser curado se for descoberto logo no início.