Central de Notícias

Outubro termina com eventos que marcaram o HUOP ao longo do mês

Outubro é conhecido como o mês voltado ao cuidado da saúde da mulher, ao dia da criança, ao reconhecimento profissional do fisioterapeuta e ao cuidado ao servidor que se dedica e se doar diariamente aos pacientes do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP). Os dias foram comemorados de forma ímpar, desde a conscientização e prevenção ao câncer de mama, a diversão e alegria das crianças, o reconhecimento do dia do fisioterapeuta e o 1º Simpósio de Fisioterapia Hospitalar, até a valorização da saúde mental, os deveres e direto dos servidores comemorado no dia 28 de outubro.
 
Outubro Rosa
 
Servidoras da Unioeste e do HUOP, puderam realizar check-up e saber como anda a saúde das mamas. A ação teve o objetivo conscientizar as mulheres sobre o diagnóstico precoce da doença que pode ser descoberta através de exames de imagens por meio de radiografia.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, a doença é a primeira causa de morte em mulheres se comparado aos dados globais. Em 2021, a taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada por idade pela população mundial, foi 11,71 óbitos a cada 100.000 mulheres.

Entre os anos de 2020 e 2021, foi registrada uma queda onde possivelmente foi relaciona à pandemia, cujos óbitos por Covid-19 podem ter sido uma causa concorrente.
 
No Brasil, as regiões Sudeste e Sul registraram as maiores taxas de casos da doença com 12,43 e 12,69 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente. A região Nordeste contabiliza 10,75 óbitos/100.000 mulheres), estados do Centro-Oeste estão com a média de 10,90 óbitos/100.000 mulheres) e a região Norte registra 8,59 óbitos/100.000 mulheres, de acordo com os dados contabilizados em 2022. 
 
Dia das Crianças
 
     Por três dias, entre 10 e 12 de outubro, os pacientes da ala de pediatria do HUOP, receberam naninhas produzidas por um grupo de pessoas privadas de liberdade da Penitenciária Industrial de Cascavel (PIC), além da entrega de presentes do Pessoal do Cascavel Country Clube, e uma tarde de pintura e de muito presentes que foram distribuídos para as crianças.
 
Visita esperada
 
    O empresário Lukas Garcia, veio até o HUOP para mostrar dois modelos de carros de luxo para as crianças. Garcia relatou que recebeu o convite por parte da direção de enfermagem do HUOP; e que para ele, poder proporcionar momento especiais para as crianças, resgatou a lembrança de quando tinha sonhos quando era pequeno. “Estar realizando essa ação foi uma forma de lembrar dos sonhos de quando eu era pequeno e mostrar para essas crianças que é possível realizar com muito esforço, quando se sonha de verdade”, finalizou o empresário.

Doações e Presentes
 
   O Departamento Penitenciário (Depen) em parceria com o Conselho da Comunidade de Cascavel, por meio do projeto de artesanato desenvolvido pela PIC. Realizou a doação de almofadas/naninhas para as crianças que estavam internadas na ala pediátrica.
As naninhas são coloridas e possuem desenhos infantis. As crianças podem levar o presente para casa e isso é uma forma de ajudar as pessoas.

   A Diretora de Enfermagem, Sara Treccossi, e a coordenadora de Enfermagem da Pediatria e UTI Pediátrica, Ligia Satiko Simomura, agradeceram a parceria do DEPEN e do Conselho da Comunidade de Cascavel. “Poder proporcionar momentos de alegria e saber que temos essas parcerias com esses órgãos que trabalham a serviço da comunidade é o que nos motiva a buscar sempre o melhor. Nosso muito obrigado em nome das demais direções e da Instituição, que está sempre de portas abertas para receber desse trabalho de ressocialização de vocês; e em ajudar o próximo”, finalizou Sara Treccossi.

A entrega ocorreu com as autoridades do Depen, membros do Conselho da Comunidade de Cascavel, e lideranças do HUOP.
 
HUOP recebe doações de materiais didáticos
 
 Materiais didáticos foram entregues para a Ala Pediátrica na manhã do dia 11 de outubro para serem usados durante o período de tratamento hospitalar.

     Lápis de grafite, tinta guache, papel sulfite, canetinhas coloridas, lápis de cor, giz de cera, papel crepom, borracha escolar, tesoura e massa de modelar foram as doações recebidas nesta ação entre os integrantes do grupo Capítulo Rosa Cruz Cascavel. Um dos coordenadores da Instituição, José Celso de Oliveira, ressalta que realizar essas ações "é uma forma de ajudar os pequenos pacientes do setor de pediatria do HUOP, sabendo que cada criança pode ter um momento lúdico e pedagógico no hospital”.

      Estiveram presentes na entrega dos materiais o pediatra do HUOP, Julio Ricardo Ramos, a diretora de Enfermagem, Sara Treccossi, o diretor pedagógico, Alex Sandro Jorge, a assistente social Daniela Prochnow Gund e a coordenadora de Enfermagem da Pediatria e UTI Pediátrica, Ligia Satiko Simomura.
 
1º Simpósio de Fisioterapia Hospitalar no HUOP

     Dia 13 de outubro é comemorado do Dia do Fisioterapeuta e a coordenação do setor que atua no Hospitalar Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), realizou o 1º Simpósio de Fisioterapia do Hospital, entre os dias 19 e 21 de outubro.

     Com a presença de ex-residentes que passaram pela Instituição entre os anos de 2021 e 2022, relatos e estudos de casos, o evento contou com uma mesa redonda onde foram apresentados casos vividos pelas equipes multidisciplinares aos 150 participantes, entre acadêmicos do 5º ano de graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), profissionais e residentes do HUOP.

     Atuando há 22 anos em um ambiente hospitalar, a coordenadora de fisioterapia hospitalar do HUOP, Luciana Wille Kawakami, destacou que a ideia do simpósio “surgiu para comemorar o dia desses profissionais e mostrar a vivência para os acadêmicos e residentes. Buscando a especialização e a evolução profissional de cada residente que passou pelo HUOP”, ressaltou a Coordenadora.

     Para a fisioterapeuta e docente da Unioeste, Campus Cascavel, Juliana Genske, poder contribuir com a formação desses profissionais que trabalham de maneira simultânea e multidisciplinar com equipes da medicina, enfermagem, psicologia, fonoaudiologia e outras áreas é uma forma de preparar quem está saindo da formação acadêmica. “Poder contar e levar nossa vivência diária, foi algo que nos motivou e realizar este primeiro simpósio para todo profissional. Tivemos a honra de receber nesse primeiro simpósio vários egressos que passaram pelo nosso programa de fisioterapia hospitalar, palestrando e contando suas experiências dentro da Instituição e onde atuam hoje. O fisioterapeuta que passa pela residência hospitalar no HUOP está preparado para os desafios da profissão e isso é o que nos enche de orgulho, pois sabemos que este profissional foi preparado dia a dia. Esse evento nasceu em um curto espaço de tempo e ficou tudo perfeito como tinha quer ser, estamos ansiosos pelas próximas edições”, finalizou Juliana.
 
Experiência de participar do evento durante a vida acadêmica

     Para Andrea Rafaela Caovilla, acadêmica do 5º ano de fisioterapia da Unioeste, Campus Cascavel, e realizando estágio no HUOP, participar desse evento foi algo engrandecedor e sensacional. “Poder saber mais sobre o profissional que atua no ambiente hospitalar, saber dos casos que acontecem e ter a uma experiência de perto. Esse simpósio reforçou casos clínicos que não temos contato durante os primeiros anos da formação acadêmica. Sensacional, é o que define esse 1º Simpósio de Fisioterapia Hospitalar aqui no HUOP”, finalizou Andrea.
 
Dia do Servidor
 
     28 de outubro é comemorado o Dia do Servidor, a data surgiu através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, homenageando a criação das leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos - Decreto Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939.

     No dia 27, foram realizadas palestras abordando temas como: Assédio moral no ambiente de trabalho e Saúde mental do servidor, nos três turnos para os servidores do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), que puderam esclarecer dúvidas e compartilhar experiências vividas no dia a dia. O advogado Elcir Glicerio Guimarães Zen, conversou com os servidores e demostrou casos em que o trabalhador sofre assédio de forma hierárquica, e relatos onde trabalhadores cometem conduta abusiva com outros colegas no ambiente laboral. O evento foi realizado em conjunto com o SESMT, o Núcleo de Educação Permanente e Comissão de Humanização do HUOP.
 
    A psicóloga Mônica Stelmach do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), trouxe para o debate, o bem-estar e a saúde mental do trabalhador. Como perceber gatilhos e saber se o servidor, ou o colega se sente sobrecarregado. A saúde mental do ambiente de trabalho pode se tornar melhor dias após dias.
 
O SESMT, está aberto para todo servidor da Instituição que sinta que precisa de ajuda. O tratamento é realizado de forma direta com os médicos e psicólogos a fim de o profissional que necessite desse cuidado.
 
Ajuda
 
    Caso sinta que é necessário buscar por profissional, você pode responder um questionário (acesse aqui) com seus dados pessoais e questões ligadas ao ambiente profissional. Todas as informações recebidas são mantidas em sigilo ético e profissional.
 
 
-Assessoria de Comunicação Social.
Fotos: Guilherme Silveira/HUOP.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.