Nesta segunda-feira (09), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realizou mais uma cerimônia de entrega da revalidação de diplomas (Revalida) para médicos formados no exterior, edição 2023/1. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou 30 vagas para a Universidade e ao abrir o sistema para a escolha da registradora, as vagas foram preenchidas em menos de dois minutos, sendo 28 médicos já registrados e dois aguardando a documentação.
O Revalida é um exame direcionado tanto a estrangeiros formados em medicina fora do Brasil, quando aos brasileiros que fizeram a graduação em outro país e querem exercer a profissão no Brasil. Neste ano, foram 29 brasileiros revalidados pela Unioeste e um Paraguaio. Sendo a origem dos diplomas um da Argentina, um da Bolívia, 25 do Paraguai e um da Venezuela.
A cerimônia foi organizada pela equipe da Diretoria de Registro de Diplomas da Reitoria, que estendeu o convite aos familiares e amigos dos médicos para prestigiar um momento tão importante para a carreira dos profissionais. “A gente sabe da luta e da disputa que é o Revalida na Unioeste, e parabenizamos a turma por ter conquistado esse diploma”, diz Elza Corbari, diretora de registro de diplomas da Unioeste.
O reitor da Universidade, Alexandre Webber também esteve presente e apresentou a importância dos profissionais para a saúde no país. “Que vocês venham realmente fazer a diferença na saúde pública do Brasil e no setor privado também”, comenta o reitor.
A médica Anna Carolina Bottini Closs, representou a turma dos revalidados na cerimônia e contou que não é um processo fácil, mas que agora, com muita alegria, o registro brasileiro está em mãos. “A gente sabe que cada um enfrentou seus desafios para estar aqui e que não foi fácil. E hoje a gente encerra esse ciclo da nossa vida, com a revalidação”.
O processo do Revalida
O processo avaliativo tem duas edições por ano e é dividido em duas etapas eliminatórias aplicadas em momentos distintos: provas escritas e prova de habilidades clínicas. O exame é fundamentado na demonstração de conhecimentos, habilidades e competências necessárias ao exercício da medicina. A aprovação nas duas etapas é um demonstrativo da competência técnica (teórica e prática) do médico graduado para o exercício profissional no Brasil.