Programa de Pós-graduação em Geografia faz lançamento de livros
Na última terça-feira (05), foi realizado o lançamento de dois livros no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Francisco Beltrão, com publicações de professores e alunos.
A obra “Desenvolvimento Econômico, Dinâmicas Territoriais E Ensino De Geografia: Contribuições Científicas” é fruto de pesquisas efetuadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Geografia, seja por docentes que atuam no programa ou por discentes que tiveram destaque em suas teses ou dissertações, que foram avaliadas como de interesse para serem divulgadas no presente livro. Neste volume, os textos estão mais ligados a produção científica nas áreas de ensino de Geografia e dinâmicas territoriais, dividido em duas partes, a primeira com os textos sobre o desenvolvimento e as dinâmicas territoriais e a segunda mais ligada ao ensino da disciplina. A primeira parte apresenta trabalhos sobre a dinâmica do agronegócio brasileiro, analisando a produção, a financeirização e sua territorialização, e trabalhos sobre dinâmica geoeconômica de setores industriais (máquinas agrícolas e medicamentos). Na segunda parte são apresentados os textos sobre educação e ensino de Geografia, apresentando recursos pedagógicos para o ensino de Geografia, formação de docentes e gestão para sala de aulas, tratando de forma mais aprofundada da relação entre a educação e o ensino de Geografia.
E a obra “Dinâmica, Utilização E Preservação Do Meio Ambiente”, resultado de pesquisas realizadas no âmbito de Programa de Pós-graduação em Geografia, seja por docentes que atuam no programa, seja por discentes que tiveram destaque em suas teses ou dissertação es, este volume aprofunda, em linguagem acessível, a produção científica nas áreas da Dinâmica, utilização e preservação do meio ambiente. Assim, alguns trabalhos abordam a dinâmica natural, a compartimentação geomorfológica, a evolução da paisagem e a paleogeografia, outros estão mais ligados a epistemologia e ao papel de autores específicos nos estudos da geografia ou trabalham a relação mais direta da sociedade com a natureza, mostrando potenciais e problemas de utilização de recursos naturais e seu impacto no ambiente.