Curso de Educação Física da Unioeste comemora e parabeniza os profissionais da área pelo seu dia
O curso de Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi implantado no ano de 1984 no campus de Marechal Cândido Rondon, e desde esse período já formou centenas de profissionais que exercem a profissão nos diversos campos de atuação, tanto no contexto regional, estadual, nacional como até mesmo internacionalmente. Com uma história de quase 40 anos, o curso de orgulha pela qualidade da formação profissional que tem se envolvido.
A formação em Educação Física no Brasil geralmente contempla duas habilitações para atuações profissionais. A primeira delas é a licenciatura, curso de formação mais antigo (criado na década de 1930) e que identifica esse profissional como “professor”, pois a sua formação implica na atuação exclusiva na da escola básica (educação infantil, fundamental e média). Por outro lado a formação em bacharelado é mais recente (criação a partir da década de 1990) com o objetivo de habilitar esse novo profissional para trabalhar em uma enorme e crescente campo de atuação, como por exemplo as academias de fitness, lutas, natação, pilates, entre outras modalidades, técnico esportivo de base até alto nível, hospitais, hotéis, empresas com ginástica laboral e exercícios compensatórios, programas para idosos, para pessoas com deficiência física, organização de eventos esportivos ou recreativos, clubes recreativos e esportivos, associações classistas desportivas e no desporto comunitário. Essa nova carreira identifica esse profissional também como “professor”, pela tradição do termo.
É importante frisar que, em meados da década de 1990, ocorreu um grande movimento dos profissionais da Educação Física no sentido de garantir e regulamentar a profissão, daqueles que atuavam fora do ambiente escolar. Isso somente foi possível depois que várias universidades em todo o Brasil passaram a formar esses profissionais nos cursos superiores de Educação Física, Bacharelado.
Essa modalidade de curso permitiu que os nossos profissionais fossem formados com habilidades e competências especificas que o qualificaram para atuar na área do fitness, esporte, lazer e saúde, atuando lado a lado com outras carreiras profissionais liberais. Contudo, para que esses profissionais pudessem ser acolhidos e respeitados socialmente numa área de atuação e intervenção tão extensa e importante para a nossa sociedade, um amplo movimento acadêmico e político chegou ao congresso nacional brasileiro quando, finalmente, em 1998 foi promulgada a Lei n°. 9.696, no dia 1° de setembro, que dispunha sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física. Com esta lei, foram criados os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física, ratificados recentemente pela Lei n° 14.386/2022, que passaram a regulamentar e fiscalizar nossa profissão. Nesse sentido, foi estabelecido no Brasil a data de 1° de setembro como o Dia do Profissional de Educação Física.
Diante desse importante dia, os colegiados do curso de Educação Física da Unioeste, Bacharelado e Licenciatura, parabenizam os profissionais da nossa área, por esse importante marco civil regulatório, e enaltece a importância da Educação Física como uma profissão do presente, mas, sobretudo, do futuro, pois atualmente agrega um grande valor social, cultural e econômico na nossa sociedade, pois atua com o corpo e o movimento, em dimensões indispensáveis para o ser humano, como a educação, o esporte, o lazer, o bem-estar e a saúde.
Mesmo que a formação em Educação física possibilite uma atuação profissional para áreas aparentemente diferentes, o dia 1° de setembro representa uma vitória para todos os profissionais que se formaram em Educação Física. Não podemos negar que mesmo havendo obstáculos na nossa sociedade para reconhecer e entender o significado da nossa profissão, o dia 1° de setembro representa um avanço político e social importante para o povo brasileiro, pois garante que os profissionais que atuam com o corpo e com o movimento, formados nessa área, sejam cada vez mais reconhecidos, respeitados e valorizados pela atuação que exercem na sociedade.
Para celebrar essa data, no dia de hoje, os acadêmicos e professores do curso de Educação Física da Unioeste estão trabalhando no Agita Rondon. Este é um evento comemorativo ao Dia do Profissional de Educação Física, promovido pela Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e conta com a parceria do curso de Educação Física da Unioeste.