Unioeste fortalece parcerias internacionais por meio da participação em evento do Instituto Politécnico de Beja em Portugal

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participou do VI Encontro de Internacionalização de Empresas, realizado em Beja, Portugal. Na oportunidade, o Professor Jorge Habib El Khouri, do Curso de Ciência da Computação da Unioeste, Campus Foz, participou do evento representando a instituição.

O evento, organizado pelo renomado Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) em parceria com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), teve como tema central "Os Territórios em Transformação". A iniciativa visa promover a internacionalização e a cooperação entre instituições de ensino superior politécnico em Portugal e em outros países.

O Prof. Habib, representando o Reitor da Unioeste, Prof. Alexandre Webber, participou de mesas redondas relevantes, destacando-se na discussão sobre "Os desafios que se colocam à investigação e desenvolvimento associado às grandes Barragens enquanto infraestruturas essenciais ao desenvolvimento dos territórios". Sua contribuição, contando com experiência profissional na Itaipu Binacional por muitos anos, proporcionou uma visão abrangente sobre a Unioeste, a parceria histórica com a Itaipu e os temas relacionados aos potenciais da região, como turismo, agronegócio, energia e tecnologia.

Além disso, foram exploradas oportunidades de parcerias estratégicas com o IPBeja, que demonstrou grande interesse em estabelecer laços com a Unioeste. A reunião realizada ao final do evento, com a presença da diretora da Escola Superior Agraria do IPBeja, Profª Maria João Barata de Carvalho, e representantes do IPBeja e do Instituto Federal do Ceará (IFCE), possibilitou a discussão de possíveis colaborações futuras.

Rafael Mattiello, assessor de Relações Internacionais da Unioeste, ressaltou a importância do VI Encontro de Internacionalização de Empresas e a participação significativa da instituição no evento. Segundo Mattiello, "Essa oportunidade de intercâmbio e diálogo entre instituições de ensino superior politécnico é fundamental para fortalecermos nossa presença no contexto internacional e estabelecer parcerias estratégicas". Ele destacou o papel do professor Habib El Khouri, que representou a Unioeste com excelência, afirmando: "Agradecemos ao professor Habib por sua dedicação e empenho na representação da nossa universidade. Sua participação no evento foi fundamental para estabelecermos contatos, explorarmos oportunidades de cooperação e promovermos a internacionalização da Unioeste". Mattiello enfatizou a importância de continuar buscando parcerias e colaborações para impulsionar o intercâmbio acadêmico e fortalecer a presença da Universidade no cenário internacional estimulando o intercâmbio acadêmico e cultural entre estudantes e pesquisadores.

O Prof. Habib ressaltou a importância da participação da Unioeste no evento e a necessidade de ampliar a cooperação, incluindo parceiros como a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Empresa de Desenvolvimento das Infraestruturas de Alqueva (EDIA). Essa ampliação das parcerias tem como objetivo fortalecer a presença internacional da Unioeste, fomentar a mobilidade de estudantes e pesquisadores, e promover o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas.

A participação do Prof. Habib nesse encontro reforça o compromisso da Unioeste em buscar parcerias estratégicas e promover a internacionalização da instituição. Espera-se que essa experiência estimule novas colaborações, contribuindo para a internacionalização, o desenvolvimento regional e a formação de profissionais qualificados.

Sobre a Unioeste:

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) é uma instituição de ensino superior pública, multicampi, que oferece cursos de graduação, pós-graduação e extensão nas áreas de ciências humanas, ciências exatas e tecnológicas, ciências biológicas e da saúde. Com sede na cidade de Cascavel, Paraná, a Unioeste tem como missão promover o ensino, a pesquisa e a extensão, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a formação de cidadãos comprometidos com a sociedade. www.unioeste.br

Texto: Claudio R. M. Mauricio com informações da Assessoria de Relações Internacionais e do Prof. Jorge Habib