Campus de Toledo da Unioeste realiza a edição local do Pint Of Science

O campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participa do Pint of Science, evento internacional de divulgação científica em bares e restaurantes. Neste ano o Pint of Science será nos dias 23 e 24 de maio no Central Food Park e no Queens Pub.

O tema de debate do dia 23 será inteligência artificial, com a participação do professor de engenharia mecânica, Ricardo Schaefer (Unioeste – Foz do Iguaçu), do diretor executivo da TOTVS, Emerson Wagner e da psicóloga e assistente social, Ana Nisiide (Unioeste – Toledo).

No dia 24 o tema da conversa será sustentabilidade, com a participação da professora de Ciências Econômicas, Mirian Schneider (Unioeste – Toledo), da professora de Serviço Social, Cristiane Carla Konno (Unioeste – Toledo) e da professora de Química, Conceição Alves Olguin (Unioeste – Toledo).

O coordenador local do evento, professor Douglas Cardoso Dragunski, explica que os temas foram escolhidos por uma equipe que organiza o Pint of Science em Toledo e foram definidos a partir de assuntos que estão em alta.

O diretor do campus de Toledo, professor Remi Schorn, avalia que a informalidade dos debates no Pint of Science garante uma maior abrangência do conhecimento produzido dentro da Universidade. “Os nossos eventos acadêmicos têm todo o valor, são absolutamente necessários, mas, ao mesmo tempo, delimitam o debate científico ao âmbito formal. Então, temos uma atividade que vai acontecer com um grau de espontaneidade maior, Para que o debate se dê entre os pesquisadores e o conjunto da sociedade que puder comparecer ao evento”, aponta o diretor.

De acordo com o coordenador, a inteligência artificial foi escolhida para este ano devido aos debates gerados com o lançamento de plataformas de chatbots, como o ChatGPT, onde é possível fazer perguntas a um robô que responde de forma semelhante a um humano. “A gente quer abordar tudo isso {benefícios e malefícios] de forma a mostrar os dois lados, o que torna a vida mais tranquila e o que pode causar alguma dependência ou algum tipo de transformação. Então, é um tema bastante comentado na sociedade e, muitas vezes, se comenta sem saber realmente o que está acontecendo”, aponta.

Dragunski afirma que a escolha para o tema da sustentabilidade se deu devido à agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e aos debates sobre mudanças nas emissões de poluentes. “Vamos discutir isso porque o que se pensa ser um lixo, algo que já não serve para mais nada é, na verdade, um resíduo que pode se transformar em algo muito valioso e benéfico. Com isso a gente pode reduzir a poluição ambiental e tornar o mundo mais sustentável”, explica.

Ciência nos restaurantes

O Pint of Science foi criado na Inglaterra em 2012 e chegou ao Brasil em 2015. O evento tem como objetivo aproximar ciência e sociedade de forma descontraída. A edição de 2023 será realizada em 123 cidades brasileiras reunindo cerca de 600 pesquisadores. Além do Brasil, será realizado em mais 25 países do mundo em cerca de 400 cidades diferentes.

Dragunski explica que há debates e eventos na Universidade que ficam restritos aos estudantes e pesquisadores. Para ele, o Pint of Science traz a oportunidade de atingir outros públicos e de levar um conhecimento cientificamente embasado para a comunidade externa. “A função do Pint é levar essa conversa para o boteco, para um lugar tenha outras pessoas que não só cientistas falando sobre o assunto de uma forma que a comunidade entenda com uma linguagem popular”, explica.

Daniel Schneider