Estudantes da Unioeste campus de Toledo visitam Terra Indígena

Os estudantes dos cursos de Ciências Sociais, Química Licenciatura e Serviço Social da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste – campus de Toledo) visitaram a Terra Indígena Tekoha Itamarã, em Diamante d’Oeste (PR) durante a 17ª Semana Cultural Indígena Guarani. A visita foi organizada pelo Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACS) da Unioeste.

A presidente do CACS, Beatriz de Alcantara Silva, ressaltou a importância das pessoas conhecerem e respeitarem a cultura dos povos originários. “O curso de Ciências Sociais tem muito a ver com os povos originários, e não só quando falamos de antropologia, mas na ciência política e na sociologia. Então, eu acho que é de suma importância esse momento que estamos tendo de oportunizar que os estudantes do curso possam vivenciar isso e ter a oportunidade de ver essa cultura e conversar com os indígenas o que, geralmente, só temos contato na teoria. E é importante que não apenas os estudantes de Ciências Sociais, mas qualquer pessoa tenha esse contato com a cultura dos povos originários, já que isso contribui para a formação”, disse.

O professor de Ciências Sociais da Unioeste, Roberto Biscoli, diz que o ponto principal da atividade foi conciliar a teoria trabalhada em sala de aula com a experiência prática obtida em campo. “A questão fundamental de se fazer campo é conjugar teoria e prática. Outra coisa: como na antropologia o trabalho de campo é a nossa metodologia principal e a nossa ferramenta para dar visibilidade a outros grupos, hoje tivemos essa mesma experiência em que o aluno pode chegar em casa e construir um diário tentando descrever toda a viagem até Diamante d’Oeste, desde o encontro na Unioeste, a saída, os perrengues do tempo, da chuva, e o que cada aluno viu lá e conseguiu presenciar”, explica.

Durante a visita, os estudantes puderam conversar com lideranças indígenas sobre os costumes e a religiosidade dos povos originários.

Daniel Schneider