PEIEX Cascavel oferece capacitação coletiva com foco em registro de marca internacional

Na manhã do dia 16 de março empresários e demais convidados da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) participaram da 9° capacitação coletiva oferecida pelo Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) Núcleo Operacional de Cascavel. O PEIEX é executado pela Unioeste e oferecido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O foco da reunião foi o registro de marcas em mercados internacionais, ministrada pelas palestrantes Thais Bispo e Flavia Abeche da empresa Mark-se.

O registro de marcas é crucial para empresas que desejam expandir seus negócios e se destacar no mercado internacional. Ele garante que a empresa possua o direito exclusivo de uso daquele nome, símbolo ou logotipo, protegendo-a de possíveis prejuízos financeiros e garantindo sua reputação no exterior. Empresas brasileiras como a Havaianas e a Natura já compreenderam a importância desse registro e têm obtido sucesso em seus processos de exportação, sendo um exemplo a ser seguido por outros empresários que buscam expandir seus negócios no mercado global. No entanto, não importa o tamanho da empresa, segundo a advogada Thais Bispo, “é fundamental que os empresários considerem o registro de suas marcas como um investimento estratégico ao planejar a expansão de seus negócios para o mercado internacional.”

Para a Coordenadora do PEIEX Cascavel, Prof. Dra. Maria da Piedade Araújo, “além de ser uma proteção legal, o registro de marcas pode ser um diferencial competitivo para a empresa, ajudando-a a se destacar em meio à concorrência e conquistar a confiança dos consumidores no mercado global”. Uma vez por mês o Programa de Qualificação para Exportação se reúne de forma coletiva, onde empresários, técnicos e expertos em diversos temas do comércio internacional discutem tópicos de exportação.

A próxima capacitação coletiva está prevista para acontecer dia 13 de abril, às 8h30 no auditório da Unioeste/reitoria, o tema será recebimento e financiamento das exportações e será ministrada pelo Sr. Mateus Nunes, Gerente de Relacionamento Negócios Internacionais no Banco do Brasil. O evento é gratuito, inscreve-se em: https://forms.office.com/r/mEWkHRr9P7.

PEIEX

O PEIEX é oferecido pela ApexBrasil para as empresas brasileiras iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional e o PEIEX ajuda a eliminar as principais incertezas. O Programa é implementado em todas as regiões do país, por meio de parcerias da ApexBrasil com instituições locais de ensino e pesquisa, como Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa, além de Federações de Indústria. Para saber mais, acesse: www.unioeste.br/peiex.

ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia mais de 15.000 empresas em 57 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados na atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Fonte: PEIEX Cascavel (ACS/Unioeste).