Central de Notícias

Hospital Universitário adia cirurgias eletivas

                                                                                 

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), decidiu nesta sexta-feira (17), a suspensão das cirurgias eletivas por 20 dias no hospital. Essa decisão foi tomada juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para atender as cirurgias de urgência e emergência no HUOP.      

     Depois de uma reunião online com o secretário da Sesa, César Neves e o chefe de gabinete do Secretário, Ian Lucena Sonda, o diretor geral do HUOP, Rafael Muniz de Oliveira, explicou que essa decisão foi tomada diante da superlotação nos últimos dias.

          “Nesse momento de imediato, a gente suspende as cirurgias eletivas por vinte dias em comum acordo com a Sesa depois de uma conversa franca. Nosso reitor da Universidade do Oeste do Paraná, Alexandre Webber, também está ciente que essa é uma medida difícil de ser tomada, mas necessária nesse momento, para que a gente consiga solucionar essa demanda de entrada de pacientes no pronto socorro do hospital”, explicou Rafael.

O HUOP tem o objetivo de realizar o maior número de cirurgias emergências e busca contratar mais médicos anestesistas. “Infelizmente, o nosso chamamento público para médico anestesista está aberto, mas não supre a necessidade de número de salas cirúrgicas com os profissionais que nós temos. Então, a gente está procurando viabilizar uma outra maneira de contratação de mais profissionais para que as salas cirúrgicas estejam à disposição em maior número e mais tempo por dia; e com isso, a gente consiga resolver os problemas cirúrgicos de uma maneira mais rápida”, ressaltou o diretor geral.

Com a obra da materno infantil entrando na fase final, Rafael explica que esse projeto será um grande passo para o HUOP não enfrentar situações de superlotação hospital.

“Todo esse esforço do mutirão de cirurgias de emergência é para tentar amenizar essa situação de leitos ocupados e resolver pelo menos momentaneamente até que conseguimos finalizar a obra da materna infantil em uma perspectiva futura, já temos a garantia da SESA para a instalação de mais leitos de enfermaria aqui no Hospital Universitário e mais salas cirúrgicas. Todo esse esforço fica à disposição da população da macrorregião do Oeste do Paraná” finalizou Muniz.

 

Assessoria de Comunicação Social.

Fotos: Guilherme Silveira

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.