Hospital Universitário adia cirurgias eletivas

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), decidiu nesta sexta-feira (17), a suspensão das cirurgias eletivas por 20 dias no hospital. Essa decisão foi tomada juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para atender as cirurgias de urgência e emergência no HUOP.

Depois de uma reunião online com o secretário da Sesa, César Neves e o chefe de gabinete do Secretário, Ian Lucena Sonda, o diretor geral do HUOP, Rafael Muniz de Oliveira, explicou que essa decisão foi tomada diante da superlotação nos últimos dias.

“Nesse momento de imediato, a gente suspende as cirurgias eletivas por vinte dias em comum acordo com a Sesa depois de uma conversa franca. Nosso reitor da Universidade do Oeste do Paraná, Alexandre Webber, também está ciente que essa é uma medida difícil de ser tomada, mas necessária nesse momento, para que a gente consiga solucionar essa demanda de entrada de pacientes no pronto socorro do hospital”, explicou Rafael.

O HUOP tem o objetivo de realizar o maior número de cirurgias emergências e busca contratar mais médicos anestesistas. “Infelizmente, o nosso chamamento público para médico anestesista está aberto, mas não supre a necessidade de número de salas cirúrgicas com os profissionais que nós temos. Então, a gente está procurando viabilizar uma outra maneira de contratação de mais profissionais para que as salas cirúrgicas estejam à disposição em maior número e mais tempo por dia; e com isso, a gente consiga resolver os problemas cirúrgicos de uma maneira mais rápida”, ressaltou o diretor geral.

Com a obra da materno infantil entrando na fase final, Rafael explica que esse projeto será um grande passo para o HUOP não enfrentar situações de superlotação hospital.

“Todo esse esforço do mutirão de cirurgias de emergência é para tentar amenizar essa situação de leitos ocupados e resolver pelo menos momentaneamente até que conseguimos finalizar a obra da materna infantil em uma perspectiva futura, já temos a garantia da SESA para a instalação de mais leitos de enfermaria aqui no Hospital Universitário e mais salas cirúrgicas. Todo esse esforço fica à disposição da população da macrorregião do Oeste do Paraná” finalizou Muniz.

Assessoria de Comunicação Social.

Fotos: Guilherme Silveira