Central de Notícias

Unioeste discute parceria para acolher pesquisadores seniors

A pró-reitora de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Sanimar Busse, recebeu na manhã desta sexta-feira (17), na Reitoria, o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhatig; o gerente de projetos também da Fundação, Nilceu Jacob Deitos, além do ex-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Evaldo Ferreira Vilela; a ex-diretora de Relações Institucionais e Internacionais do CNPq Zaíra Turchi, para a articulação da construção de uma proposta entre a academia e o Sistema de Ciência Tecnologia e Inovação do Paraná. A visita ainda foi acompanhada pelo professor Reginaldo Ferreira do Santos.

 

A visita foi para que a Fundação Araucária e a Seti possam discutir com instituições da região Oeste do Paraná, um programa denominado Top Seniors em C&T&I que tem por objetivo atrair ou incorporar no Estado gestores seniors com experiência comprovada na área de atuação. 

 

De acordo com Nilceu o Programa tem a intenção de atrair pessoas com grande experiência na área de gestão do fomento da pesquisa para desenvolver projetos que intensifiquem a relação da academia com a empresa, desenvolvendo assim, projetos pontuais. “Nessa primeira rodada os pesquisadores vieram para região Oeste do Paraná visitando todos os eco sistemas de inovação:  PTI, Cooperativas Bio Park e obviamente a Unioeste onde possivelmente vai acomodar esses pesquisadores para desenvolver esses projetos”, comentou.

 

O presidente da Fundação Ramiro ainda salientou que este programa deverá ter a colaboração das universidades estaduais e assim possibilitar àqueles pesquisadores que têm interesse de vir para o Estado do Paraná, neste caso para o Oeste, o desenvolvimento de projetos. “Imaginamos que a parceria institucional tem que ser a Universidade ela deve ser a anfitriã da proposta”, afirmou.

 

Segundo Sanimar a Unioeste está passando por um momento fundamental na consolidação de seus programas de pós-graduação e a vinda de pessoas com essa experiência  a tornará ainda mais forte. “A Unioeste tem se colocado articuladora entre o Governo, as agências fomento e na produção do conhecimento. Temos muitos projetos de inserção no setor produtivo  e a vinda desses pesquisadores será fundamental e nos colocará um passo adiante”, frisou.

 

Assessoria de Comunicação Social.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.