Unioeste: Mais de R$ 19 milhões em bolsas de pesquisa federais são investidos na região Oeste e Sudoeste

No último mês de fevereiro de 2023, o Governo Federal anunciou o aumento nos valores das bolsas de pós-graduação e de iniciação científica, assim como na quantidade de bolsas a serem concedidas aos Programas de Pós-Graduação. Os benefícios com os reajustes referentes ao mês de fevereiro, que serão pagos em março, atendem a 258 mil bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O último reajuste nos valores das bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado ocorreu em abril de 2013.

O anúncio foi comemorado pelas instituições de Ensino Superior e de Pesquisa e toda comunidade científica. Na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) este reajuste médio de 41,4% das bolsas de estudos injetará um montante anual de R$ 5.707.200, repassados a 17 pós-doutorandos, 264 doutorandos, 293 mestrandos e 145 iniciações científicas. Com esses recursos, por meio da Unioeste passou-se a investir, somente em recursos federais, anualmente R$ 19.438.290 nos cinco campi da instituição: Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão.

O aumento das bolsas é de 40%, para os alunos do mestrado, e de doutorado, 25% para os pós-doutorandos e de 75% para a iniciação científica. Além dos valores das bolsas, serão reajustadas em 20% as taxas de bancada de alunos de doutorado e pós-doutorado, bem como, os adicionais de taxa de bancada das bolsas de Produtividade, ambos do CNPq.

O valor da bolsa de mestrado subiu de R$ 1.500,00 para R$ 2.100,00. Já de doutorado de R$ 2.200,00 para R$ 3.100,00, podendo chegar a R$ 3.572,80 com a nova taxa de bancada para os bolsistas do CNPq. No caso do pós-doutorado, o benefício passa de R$ 4.100,00 para R$ 5.200,00. Por fim, o auxílio para a iniciação científica, destinada a alunos de graduação, irá de R$ 400,00 para R$ 700,00. O aumento atenderá 87 mil bolsistas da CAPES e 78 mil bolsistas do CNPq, em todos os estados e no Distrito Federal.

Segundo o Diretor de Pós-Graduação, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), da Unioeste, professor Jerry Adriani Johann, as bolsas de estudos são muitas vezes o recurso disponível para o aluno se manter na universidade estudando. Esse aumento nos valores das bolsas incentivará os alunos buscarem a qualificação nos  38 Programas de Pós-Graduação ofertados pela Unioeste. Os recursos também impactam economicamente nas regiões oeste e sudoeste do Paraná. E, por fim, com a bolsa os alunos podem se dedicar à atividade de pesquisa, o que resulta na produção de conhecimento, de tecnologia e de inovação para todas as áreas da sociedade.