Central de Notícias

Exame de Proeficiência do Programa de Línguas da Unioeste está com inscrições abertas

O Programa de Ensino de Línguas (PEL), vinculado à Pró-reitora de Extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), oferta cursos de línguas há 20 anos para comunidade interna e externa e já atendeu mais de 23.000 alunos, seja na modalidade presencial seja 100% online, ao longo desse tempo.

Desde 2008, realiza a aplicação de Exame de Proficiência em Leitura em Língua Estrangeira para alunos de pós-graduação. Nesses 15 anos de aplicação dos exames, o PEL já certificou mais de 9.000 alunos em língua inglesa, espanhola, italiana e francesa.

Desde o segundo semestre do ano passado, o PEL realiza prova de proficiência online, já tendo avaliado 580 candidatos nessa modalidade. Isso foi possível graças à contratação de uma empresa especializada com plataforma própria para aplicação de avaliações online.

Como é a prova?

A prova de proficiência aplicada pelo PEL atende aos requisitos de cursos de Pós-Graduação em nível Stricto Sensu.
O exame de proficiência em leitura e compreensão em língua estrangeira (inglês, espanhol, italiano e francês) avalia a capacidade de compreensão e interpretação do(a) candidato(a) na leitura de textos da esfera acadêmica ou jornalística.

A prova tem duração de duas horas e permite consulta apenas a um dicionário (monolíngue ou bilíngue) impresso, sendo proibido o uso de livros, rascunhos ou recursos de qualquer outra natureza.
A avaliação é composta por 10 questões em língua portuguesa, sendo:

• 1 questão de tradução de trecho da língua estrangeira para o português (25 pontos);
• 1 questão discursiva de compreensão leitora que deverá ser respondida em português (15 pontos);
• 4 questões de múltipla escolha de compreensão de texto (10 pontos cada uma, totalizando 40 pontos);
• 4 questões de múltipla escolha sobre elementos/mecanismos linguísticos (classes de palavras; modos, tempos e vozes verbais; marcadores do discurso e referentes textuais; conectores; falsos cognatos e a formação de palavras (prefixos e sufixos), ou seja, aspectos morfossintáticos e lexicais do idioma estrangeiro) (5 pontos cada uma, totalizando 20 pontos).

Por que o exame online é confiável?

O esquema de segurança inclui apresentar minutos antes do início da prova um documento original de identificação com foto e o bloqueio, pela plataforma, do acesso do usuário a outras aplicações como documentos, softwares e páginas Web durante a realização do exame. Para dar confiabilidade e lisura ao processo, a plataforma possui ferramenta de reconhecimento facial e captura de áudio para verificação de possíveis fraudes. É realizada gravação em vídeo e áudio de cada candidato e do ambiente em que esteja, além de enviar um alerta sobre condutas suspeitas para que se possa verificar e desclassificar quem tentar fraudar a realização do exame.
Resultado e certificação:
 
O resultado dos exames é divulgado por meio de edital seis dias após sua aplicação.

É necessário obter 70 como nota mínima na prova para ser considerado(a) proficiente e poder imprimir o certificado, o qual traz um dos seguintes conceitos de acordo com o desempenho do(a) candidato(a):
• Conceito A (pontuação de 90 a 100) = Nível muito bom de compreensão na leitura de textos (Equivalente ao nível B1+ do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QCER);
• Conceito B (pontuação de 80 a 89) = Nível bom de compreensão na leitura de textos (Equivalente ao nível B1 do QCER);
• Conceito C (pontuação de 70 a 79) = Nível satisfatório de compreensão na leitura de textos (Equivalente ao nível A2+ do QCER);

Cronograma dos exames de proficiência em 2023
 
Em 2023, haverá 7 datas de exames online em inglês, espanhol, italiano e francês:

1º EXAME
Inscrição: 07/03 a 17/03
Aplicação Prova: 19/04

2º EXAME
Inscrição: 17 a 05/05
Aplicação Prova: 17/05

3º EXAME
Inscrição: 22/05 a 05/06
Aplicação Prova: 28/06

4º EXAME
Inscrição: 03 a 14/07
Aplicação Prova: 02/08

5º EXAME
Inscrição: 07 a 18/08
Aplicação Prova: 06/09

6º EXAME

Inscrição: 11 a 22/09
Aplicação Prova: 11/10

7º EXAME
Inscrição: 16 a 27/10
Aplicação Prova: 22/11
 
Outras informações:
Taxa de inscrição da prova: R$ 160,00.

Os editais dos exames de proficiência e dos cursos preparatórios para esta avaliação ficam disponíveis no link:
https://www.unioeste.br/portal/pel-programa-de-ensino-de-linguas/386-proex/programas-institucionais/pel/55873-editais
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (45) 99808-7352 / (45) 3220-3161.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.