Central de Notícias

Unioeste em parceria com Clínica Nefro Saúde realizam mais de 300 atendimentos em ação de conscientização e prevenção de doenças renais

Nesta quinta-feira (09), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o colegiado do curso de medicina do campus de Cascavel em parceria com a Nefro Saúde, clínica de Nefrologia e Diálise Peritoneal realizaram uma ação em comemoração ao Dia Mundial do Rim. O evento ocorreu em frente à instituição durante todo o dia.

A ação esteve aberta ao público e contou com a participação da comunidade, mais de 300 atendimentos foram realizados entre coleta de sangue e dosagem da creatinina, exames importantes para o diagnóstico preciso de doenças renais. O serviço foi oferecido gratuitamente, em parceria com o Laboratório Álvaro, que disponibilizou técnicos para o atendimento.

Além disso, a campanha visa a conscientização acerca das doenças renais, e a nefrologista fundadora da Nefro Saúde, e professora do curso de medicina da Unioeste, Rubia Boaretto, alerta sobre a importância de coletar esses exames. “A creatinina, quando alterada, significa que o indivíduo tem insuficiência renal, ou seja, que os seus rins estão funcionando menos do que deveriam, e é necessário investigar a causa para iniciar tratamento e acompanhamento especializado”.

Levando em conta o Dia Mundial do Rim, a causa funciona como uma forma de conscientizar a população para a prevenção. “O grande foco do Dia Mundial do Rim é trabalhar a prevenção, conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção de doenças renais, já que a maioria delas são assintomáticas", diz a nefrologista Dra. Renata Bezerra Sedlacek.

Para o acompanhamento da população, os acadêmicos do curso de medicina da Unioeste também se fizeram presentes na ação, orientando os pacientes. Para a acadêmica do quarto ano do curso, Isabella Nishiyama, é muito importante estar participando da ação, pois já tem o contato com casos complexos e enxerga que a prevenção é uma das melhores opções.

“É uma doença silenciosa, que muitas vezes demora para ser diagnosticada por ser bastante assintomática. Queremos orientar a população, para investigar o mais precoce possível e evitar as complicações das doenças. São essas orientações básicas de como prevenir, de ter atenção e conhecimento sobre as doenças, que garantem a saúde das pessoas sem precisar de um tratamento muito agressivo futuramente”, ressalta a acadêmica.

A universidade e a comunidade

A campanha de prevenção e conscientização é realizada no mundo inteiro, no Dia Mundial do Rim. E essa parceria entre a universidade e a comunidade é muito válida para a concretização junto à população. Caroline Rodrigues Caldas é estagiária da Unioeste e aproveitou para realizar os exames.

Ela conta que sua mãe sofreu problemas renais, e que até então não sabia da importância do cuidado com o rim. "É muito importante toda essa ação, até porque minha mãe teve problema renal. Então pra mim é muito importante ter esse tipo de conscientização, porque antes dela passar pela doença, eu nunca soube sobre. É muito importante informar a comunidade e ver o papel da universidade nisso”.

O evento contou com o apoio da Unimed, maior cooperativa de saúde de Cascavel, que esteve presente para eventuais atendimentos aos pacientes e da rede de farmácias Sauvel, que disponibilizou uma tenda e seus parceiros forneceram água para a população. A ação teve ainda o apoio do Coordenador da Comissão de Direito à Saúde da Subseção de Cascavel, por meio do advogado Dr. João Antônio Felipe, que luta pelas questões do acesso à saúde da população da cidade.
Resultado

Após a realização desta primeira etapa, que é a coleta dos exames, os pacientes que apresentarem alterações nos resultados serão convocados para um exame de urina. Com o resultado dos dois testes será possível avaliar o risco de doenças renais a curto, médio e longo prazos, como detalha a médica. “Os pacientes com alteração do exame serão convocados para uma consulta, em serviço público, e receberão orientações, acompanhamento, para que possamos prever o risco desses pacientes evoluírem para perda completa do funcionamento de seus rins no futuro.”

A nefrologista explica ainda que o exame de creatinina é simples, barato e acessível, sendo fundamental para detectar qualquer problema nos rins. “É um exame simples, de rastreio, amplamente disponível, de fácil interpretação médica, e que consegue avaliar o funcionamento renal de maneira bem objetiva.”

Texto: Maria Luiza de Marco
Fotos: Victor Dadioto

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.