Unioeste em parceria com Clínica Nefro Saúde realizam mais de 300 atendimentos em ação de conscientização e prevenção de doenças renais

Nesta quinta-feira (09), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o colegiado do curso de medicina do campus de Cascavel em parceria com a Nefro Saúde, clínica de Nefrologia e Diálise Peritoneal realizaram uma ação em comemoração ao Dia Mundial do Rim. O evento ocorreu em frente à instituição durante todo o dia.

A ação esteve aberta ao público e contou com a participação da comunidade, mais de 300 atendimentos foram realizados entre coleta de sangue e dosagem da creatinina, exames importantes para o diagnóstico preciso de doenças renais. O serviço foi oferecido gratuitamente, em parceria com o Laboratório Álvaro, que disponibilizou técnicos para o atendimento.

Além disso, a campanha visa a conscientização acerca das doenças renais, e a nefrologista fundadora da Nefro Saúde, e professora do curso de medicina da Unioeste, Rubia Boaretto, alerta sobre a importância de coletar esses exames. “A creatinina, quando alterada, significa que o indivíduo tem insuficiência renal, ou seja, que os seus rins estão funcionando menos do que deveriam, e é necessário investigar a causa para iniciar tratamento e acompanhamento especializado”.

Levando em conta o Dia Mundial do Rim, a causa funciona como uma forma de conscientizar a população para a prevenção. “O grande foco do Dia Mundial do Rim é trabalhar a prevenção, conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção de doenças renais, já que a maioria delas são assintomáticas", diz a nefrologista Dra. Renata Bezerra Sedlacek.

Para o acompanhamento da população, os acadêmicos do curso de medicina da Unioeste também se fizeram presentes na ação, orientando os pacientes. Para a acadêmica do quarto ano do curso, Isabella Nishiyama, é muito importante estar participando da ação, pois já tem o contato com casos complexos e enxerga que a prevenção é uma das melhores opções.

“É uma doença silenciosa, que muitas vezes demora para ser diagnosticada por ser bastante assintomática. Queremos orientar a população, para investigar o mais precoce possível e evitar as complicações das doenças. São essas orientações básicas de como prevenir, de ter atenção e conhecimento sobre as doenças, que garantem a saúde das pessoas sem precisar de um tratamento muito agressivo futuramente”, ressalta a acadêmica.

A universidade e a comunidade

A campanha de prevenção e conscientização é realizada no mundo inteiro, no Dia Mundial do Rim. E essa parceria entre a universidade e a comunidade é muito válida para a concretização junto à população. Caroline Rodrigues Caldas é estagiária da Unioeste e aproveitou para realizar os exames.

Ela conta que sua mãe sofreu problemas renais, e que até então não sabia da importância do cuidado com o rim. "É muito importante toda essa ação, até porque minha mãe teve problema renal. Então pra mim é muito importante ter esse tipo de conscientização, porque antes dela passar pela doença, eu nunca soube sobre. É muito importante informar a comunidade e ver o papel da universidade nisso”.

O evento contou com o apoio da Unimed, maior cooperativa de saúde de Cascavel, que esteve presente para eventuais atendimentos aos pacientes e da rede de farmácias Sauvel, que disponibilizou uma tenda e seus parceiros forneceram água para a população. A ação teve ainda o apoio do Coordenador da Comissão de Direito à Saúde da Subseção de Cascavel, por meio do advogado Dr. João Antônio Felipe, que luta pelas questões do acesso à saúde da população da cidade.
Resultado

Após a realização desta primeira etapa, que é a coleta dos exames, os pacientes que apresentarem alterações nos resultados serão convocados para um exame de urina. Com o resultado dos dois testes será possível avaliar o risco de doenças renais a curto, médio e longo prazos, como detalha a médica. “Os pacientes com alteração do exame serão convocados para uma consulta, em serviço público, e receberão orientações, acompanhamento, para que possamos prever o risco desses pacientes evoluírem para perda completa do funcionamento de seus rins no futuro.”

A nefrologista explica ainda que o exame de creatinina é simples, barato e acessível, sendo fundamental para detectar qualquer problema nos rins. “É um exame simples, de rastreio, amplamente disponível, de fácil interpretação médica, e que consegue avaliar o funcionamento renal de maneira bem objetiva.”

Texto: Maria Luiza de Marco
Fotos: Victor Dadioto