PEIEX Cascavel participa do Show Rural 2023 e formaliza parceria com ACIC

Entre os dias 6 e 10 de fevereiro o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) Núcleo de Cascavel participou do Show Rural. Esta é uma das maiores feiras de tecnologia para o agronegócio da América Latina. O evento comemorou 35 anos e foi também a maior edição de sua história, com 600 expositores, mais de 300 mil visitantes e a estimativa de negócios foi de R$ 3,5 bilhões. A agenda do PEIEX no evento contou com a participação de empresas atendidas pelo Programa, apresentação dos resultados de dez meses de atuação do Núcleo de Cascavel (ciclo 2022/2024), além de uma parceria importante que foi firmada nesta quinta-feira (09), no estande da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) no Show Rural Coopavel.

A Unioeste – executora do PEIEX no Oeste e Sudoeste do Paraná – teve presença garantida no Show Rural e aproveitou para convidar empresas atendidas pelo Programa para compartilhar sua experiência com a comunidade que prestigiou o evento. As empresas que marcaram presença no Show Rural em parceria com a Unioeste foram: Madame Madrinha (Medianeira), Agritol (Toledo), MCL Peças Agrícolas (Palotina) e Spot Light (Toledo). Mayron Eliton dos Santos, gerente comercial da Spot Light participou da reunião e compartilhou a relevância do programa para sua empresa “nós começamos a exportar a partir da qualificação do PEIEX. Estamos inserindo a exportação em nossa estratégia de atuação, já estamos no Paraguai e queremos buscar novos mercados”.

Cooperação PEIEX Cascavel e ACIC

A agenda do PEIEX Cascavel contou com a assinatura de uma parceria importante que foi firmada nesta quinta-feira (09), no estande da Unioeste no Show Rural Coopavel. Há algum tempo existia a intenção de uma parceria com a Associação de Indústria e Comércio de Cascavel (ACIC) e isso aconteceu oficialmente durante o Show Rural Coopavel. "Já tentávamos essa parceria com a ACIC, que é uma associação extremamente importante na região e trazer empresas associadas à ACIC vai fortalecer nosso programa", explica a Professora Maria da Piedade Araújo, coordenadora do PEIEX Cascavel.

O presidente da ACIC, Genésio Pegoraro, falou sobre a iniciativa "muitas empresas serão beneficiadas com esse trabalho, afinal ser preparado e conduzido faz toda a diferença no resultado final, por isso está parceria será muito importante".

A cerimônia de assinatura contou com a presença do Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, com o reitor da Unioeste Alexandre Webber e representantes da Unioeste e da ACIC. O secretário estadual Aldo aproveitou o momento para parabenizar este trabalho que atinge diretamente a sociedade "eu estou muito feliz em participar desse momento, agradecer o presidente da ACIC por acreditar e confiar na Unioeste. É preciso que acreditem na universidade como a ACIC está acreditando, essa união faz toda a diferença para a sociedade".

O reitor Alexandre Webber reafirmou a parceria de longa data entre Unioeste e ACIC em busca do crescimento de Cascavel "a ACIC sempre foi uma grande parceira e agora mais uma vez isso se confirma. O Programa PEIEX ganha muito com isso, é a aproximação com a sociedade, esse projeto tem muito a ganhar trazendo a ACIC".

Apresentação dos resultados

Ainda no estande da Unioeste a equipe PEIEX recebeu na quinta-feira (09) a representante da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), analista de qualificação e gestora do convênio com a Unioeste, Amanda Mesquita, que apresentou o programa para o Secretário da SETI, Aldo Bona, destacando a importância desse projeto para o desenvolvimento regional, reverberando a Unioeste como a única universidade estadual do Paraná, atualmente, apta a prestar esse serviço.

PEIEX

O PEIEX é oferecido pela ApexBrasil para as empresas brasileiras iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional e o PEIEX ajuda a eliminar as principais incertezas. O Programa é implementado em todas as regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições locais de ensino e pesquisa, como Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa, além de Federações de Indústria. Para saber mais, acesse: www.unioeste.br/peiex.

ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia mais de 15.000 empresas em 57 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados na atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social (ACS/Unioeste).