Unioeste: Campus Foz do Iguaçu realiza Feira de Doação de Livros Usados

O campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) realiza entre os dias 08 e 28 de fevereiro, de segunda à sexta-feira das 8 às 21 horas, a Feira de Doação de Livros Usados e outros materiais culturais como DVDs, fitas k7 e fitas VHS.

Para atender de forma eficiente às necessidades da Comunidade Acadêmica, a Biblioteca Universitária da Unioeste, visa apresentar-se como um organismo vivo, que disponibiliza um acervo atuante e atualizado, evitando-se que prateleiras fiquem cheias de obras estáticas e sem uso, que fariam com que seus usuários perdessem tempo, selecionando livros que não atendem às suas demandas.

Segundo a servidora pública e responsável pela Feira de Doação de Livros Usados, Katia Abreu, os livros que estão sendo doados nesta oportunidade, são obras que não fazem parte do escopo de uma biblioteca universitária ou são duplicatas ou edições superadas por publicações recentes, mas que têm grande valor para leitores ecléticos e para colecionadores.

O material estava alocado na Sala do Acervo Inativo da BUPIMAN – Biblioteca Universitária Professora Maria Izolete Aparecida Nieradka, que é o local onde ficam armazenados os exemplares retirados do acervo após o desbastamento e, também, onde é guardado o material doado à BUPIMAN, mas que, após a triagem, verificou-se não atender aos critérios da Política de Desenvolvimento de Coleções da Universidade.

Esta sala foi severamente afetada pelo vendaval que destelhou a Unioeste campus de Foz do Iguaçu, em outubro de 2021. Os livros foram umedecidos e empoeirados e por essa razão, o Conselho de Campus acatou a sugestão de fazer a Feira de Doação dos Livros. O objetivo é fazer com que os livros ainda sejam aproveitados pela comunidade acadêmica e pela população de Foz do Iguaçu explica o diretor geral do Campus, professor Dr. Fernando José Martins.

Doações

Estão disponíveis cerca de 4 mil livros, 2 mil periódicos, além de revistas e anuários estatísticos, tais como, enciclopédias, atlas geográficos, dicionários de português, inglês, francês, espanhol e alemão. Romances, poesias, literatura infantil – em português, espanhol, inglês, francês, alemão e árabe.

Livros sobre religiões e espiritualidade. autores como: Jorge Amado, Machado de Assis, Graciliano Ramos, Martin Luther King, Liev Tolstói, Leon Trótsky, Douglas Tufano, Faraco e Moura (Gramática), Lakatos (Sociologia), Theotonio Negrão (Direito), Medeiros da Silva (Matemática), Iudicibus (Contabilidade), Chiavenato (Administração), Tanenbaum (Redes de Computadores) Peter Norton (Programação). Além de autores das áreas de Enfermagem, Psicologia, Medicina, Pedagogia, Letras, Artes, Física, Química, História, Geografia, Eletrônica, Cálculo, Engenharia Elétrica e outras.

Na Feira de Doação de Livros Usados, também estarão disponíveis em torno de 600 fitas de videocassete, referentes a palestras de congressos, registros de eventos, documentários diversificados, como: Observando a Natureza, Nosso País, Vida Animal, Idade Média, Hereditariedade e Seres Vivos, Primeiros Socorros, Roma Antiga. Além de vários filmes como: O Máskara, O Corcunda de Notredame, Quinze Minutos, A Jurada, Como Cães e Gatos, O Céu Pode Esperar, O Defensor do Futuro, Arquivo X, entre outros. Há ainda, fitas k7 para aprender idiomas e CDs com palestras da área de Direito.

Alexsander Marques

Assessoria de Comunicação Social