Unioeste: Alunos de Ciências Econômicas são destaque no Prêmio Paraná de Economia

Pesquisas realizadas nos cursos de Ciências Econômicas dos campi de Cascavel e Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foram premiadas no 32º Prêmio Paraná de Economia, organizado pelo Conselho Regional de Economia (Corecon/PR).

O prêmio possui duas categorias: Economia Pura e Aplicada; e Economia Paranaense. O estudante Kaio Arlei Strelow do campus de Cascavel ficou com o primeiro lugar na categoria Economia Paranaense com o trabalho “Complexidade Econômica e Desenvolvimento: Análise das Estruturas Produtivas e suas Relações Espaciais no Estado do Paraná (2010 E 2020.)”, orientado pela professora Mariângela Alice Pieruccini Souza. Já o estudante Gabriel da Silva de Campos (também do Campus de Cascavel) fechou o pódio com o trabalho Análise da Discriminação Salarial por Cor ou Raça nos Mercados de Trabalho Brasileiro e Paranaense para os Primeiros Trimestres de 2019 e 2022”, orientado pela professora Rosângela Maria Pontili.

Na categoria Economia Pura e Aplicada, o acadêmico Davi Stern, do curso de Ciências Econômicas de Toledo, conquistou o terceiro lugar com o tema “Desigualdade de Renda na População Jovem Brasileira entre 2012-2019”, orientado pelo professor Flávio Braga de Almeida Gabriel.

O acadêmico Kaio Arlei Strelow comenta que o prêmio do Conselho Regional do Paraná é uma conquista não somente sua mas de todo o corpo docente do curso que sempre mostrou o comprometimento com o conhecimento e, especialmente, a sua orientadora professora Mariângela Alice Pieruccini. “Agradeço a todos por esse compromisso com o conhecimento que tiveram e pela liberdade que me deram de desafiar e buscar o entendimento das relações espaciais que são complexas e como elas se aplicam no Paraná no contexto de desenvolvimento sócio- econômico. Gratidão por esse prêmio e a todos que estavam comigo”, exaltou.

Gabriel, também premiado pelo Conselho, salientou o apoio que recebeu da Instituição em especial dos docentes do curso. “Esse último ano da graduação recebi um apoio ainda maior da Unioeste, pois participei de um grande evento na minha área graças a Universidade e ainda recebi o prêmio paranaense que foi uma grande surpresa e que engrandece o meu currículo. Deixo aqui também o meu agradecimento, em especial, à minha orientadora, professora Rosângela que me ajudou nessa trajetória”, frisou

Stern conta que participar do Prêmio Paraná de Economia era seu objetivo desde que identificou potencial no trabalho que estava desenvolvendo. “Considero este prêmio como o resultado do esforço conjunto meu do meu orientador Flávio e das pessoas próximas. A sensação de ser reconhecido é indiscutivelmente boa, é gratificante ter seu trabalho lido por referências na área e escolhido dentre tantos outros que acredito que estavam muito próximos em qualidade”, disse.

Daniel Schneider