Central de Notícias

Francisco Beltrão: Secretário autoriza investimentos para funcionamento do ambulatório

Anúncio ocorreu em Francisco Beltrão, no espaço construído para o ambulatório de medicina e clínica de nutrição, no mesmo evento também foi autorizado que a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) faça os estudos para credenciamento como o segundo Ambulatório Médico de Especialidades - AME Universitário do Paraná.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, anunciou na quinta-feira (19), investimentos para o Ambulatório Médico de Especialidades e a Clínica de Nutrição do Campus de Francisco Beltrão da Unioeste. Segundo o secretário, o ambulatório do Centro de Ciências da Saúde do campus Francisco Beltrão foi uma obra que teve o auxílio de uma emenda do deputado Ademar Traiano e da, então, Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) com o repasse de R$ 4 milhões para construção do primeiro bloco do prédio que conta com dezoito consultórios médicos. “Estamos tratando com o reitor da Unioeste, Alexandre Webber, com o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana e toda a equipe da Universidade a possibilidade de transformar esse prédio também no segundo AME Universitário do Estado do Paraná - Ambulatório Médico de Especialidades. A política de Estado do governo Ratinho Junior, é querer a cada dia aumentar o atendimento as pessoas cada vez mais perto de onde elas moram. Vamos trabalhar juntos, com a Prefeitura, com o deputado Traiano para transformar esse ambulatório no mais novo ambulatório médico de especialidades do Estado do Paraná”.

O reitor da Universidade, Alexandre Webber, lembrou da trajetória para construção do Ambulatório e da Clínica de Nutrição. “Estivemos no campus de Francisco Beltrão, no Centro da Saúde, em uma visita com o secretário Beto Preto, prefeito Cleber, deputado Traiano, que foi quem através de suas emendas passou 50% de recursos para a construção do ambulatório de saúde, mais 50% da Seti. Agora, precisamos mobiliar e equipar, e o secretário ficou muito animado a implantar ali o segundo ambulatório AME Universitário, nessa nova nomenclatura da Secretaria da Saúde e ainda em disponibilizar os recursos tanto para os equipamentos, o que é necessário. Ele também solicitou uma pequena ampliação do espaço. Isso nos motiva a continuar investindo no atendimento à população”, enalteceu o reitor.

De acordo com a diretora Centro de Ciências da Saúde (CCS) de Francisco Beltrão, professora Franciele Follador, o ambulatório está em fase final de obra, mas deve estar finalizada em apenas alguns dias, já com relação ao funcionamento, ela explica, que dependerá de convênios que estão sendo realizados e o mobiliário estará de acordo com o tipo de serviço que será prestado para a comunidade.  “O significado desta obra para a região Sudoeste não tem como medir, com certeza auxiliará várias áreas da saúde no atendimento especializado que agilizará ainda mais os serviços. O objetivo do ambulatório do curso de Medicina e Clínica do curso de Nutrição será o desenvolvimento das atividades práticas dos dois cursos, sendo a parte do ciclo clínico do curso de Medicina e da Nutrição”, enfatiza.

Também estiveram presentes o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, o diretor geral da SESA, Nestor Werner, além de agentes universitários e docentes do campus de Francisco Beltrão da Unioeste.

A Obra

O novo prédio conta com uma área construída de 1.477,42 m2, 18 consultórios que atenderão as especialidades de ginecologia, nutrição e ambulatorial. A estrutura ainda possui três salas para curativo/sutura, vacinas e de nebulização ainda tem espaço para o serviço de Enfermagem; recepção e áreas de apoio (dml, utilidades, esterilização, descontaminação), salas de coordenação e administração e todos os banheiros são acessíveis,

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.