Central de Notícias

Foz do Iguaçu: Mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira já realizou 73 defesas de Dissertação

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira da Unioeste, campus de Foz do Iguaçu, em funcionamento desde 2015 na instituição, já realizou 73 defesas de dissertações de Mestrado desde a implementação.

No último mês, o Programa alcançou essa marca com a defesa da egressa, Cristina Gramkow, com o trabalho sobre o acesso aos benefícios da política de Assistência Social de Foz do Iguaçu por imigrantes, em 16 de dezembro, aprovada pela banca. “No caso dos imigrantes, a vulnerabilidade pode ser agravada, sendo os serviços sociais a única alternativa uma vez que se encontram sozinhos no país que os acolhe sem uma rede de apoio familiar que possa ajudar a amenizar os problemas de distintas naturezas”, explica.

De acordo com a pesquisa defendida pela mestranda, atualmente não há um sistema de informação que quantifique com exatidão o número de imigrantes residentes em Foz do Iguaçu. “Também se observa a escassa literatura científica que contemple a política de assistência social e as especificidades da fronteira”, afirma Cristina.

O Programa de Pós-graduação tem como objetivo formar profissionais capacitados para lidar com questões de saúde específicas das regiões de fronteira, sendo uma excelente oportunidade para aqueles interessados em se especializar nessa área.

A região de fronteira é um lugar único, onde as diferenças culturais, econômicas e políticas entre países podem afetar a saúde da população de maneira significativa. O programa de mestrado aborda tópicos como epidemiologia, gestão de serviços de saúde, políticas públicas e programas de saúde pública.

O curso também conta com a participação de professores renomados da Unioeste e de outras instituições de ensino, além de contar com palestrantes convidados de diferentes países da América Latina, o que possibilita aos alunos uma visão mais ampla e diversificada sobre as questões de saúde pública na região.

Texto: Alexsander Marques

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.