Central de Notícias

Foz do Iguaçu: Mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira já realizou 73 defesas de Dissertação

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública em Região de Fronteira da Unioeste, campus de Foz do Iguaçu, em funcionamento desde 2015 na instituição, já realizou 73 defesas de dissertações de Mestrado desde a implementação.

No último mês, o Programa alcançou essa marca com a defesa da egressa, Cristina Gramkow, com o trabalho sobre o acesso aos benefícios da política de Assistência Social de Foz do Iguaçu por imigrantes, em 16 de dezembro, aprovada pela banca. “No caso dos imigrantes, a vulnerabilidade pode ser agravada, sendo os serviços sociais a única alternativa uma vez que se encontram sozinhos no país que os acolhe sem uma rede de apoio familiar que possa ajudar a amenizar os problemas de distintas naturezas”, explica.

De acordo com a pesquisa defendida pela mestranda, atualmente não há um sistema de informação que quantifique com exatidão o número de imigrantes residentes em Foz do Iguaçu. “Também se observa a escassa literatura científica que contemple a política de assistência social e as especificidades da fronteira”, afirma Cristina.

O Programa de Pós-graduação tem como objetivo formar profissionais capacitados para lidar com questões de saúde específicas das regiões de fronteira, sendo uma excelente oportunidade para aqueles interessados em se especializar nessa área.

A região de fronteira é um lugar único, onde as diferenças culturais, econômicas e políticas entre países podem afetar a saúde da população de maneira significativa. O programa de mestrado aborda tópicos como epidemiologia, gestão de serviços de saúde, políticas públicas e programas de saúde pública.

O curso também conta com a participação de professores renomados da Unioeste e de outras instituições de ensino, além de contar com palestrantes convidados de diferentes países da América Latina, o que possibilita aos alunos uma visão mais ampla e diversificada sobre as questões de saúde pública na região.

Texto: Alexsander Marques

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.