Central de Notícias

HUOP realiza obra para novo espaço ecumênico

    O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), realiza obra para a instalação do novo Espaço Ecumênico do Hospital. Tudo teve início em dezembro de 2022 e o prazo para a execução e entrega do novo ambiente, é cerca de quatro meses; o valor total da obra será de R$ 296.515,40 (duzentos e noventa e seis mil, quinhentos e quinze reais e quarenta centavos).

     Anteriormente, a capela ocupava uma pequena sala e percebendo a importância de um local adequado para que as pessoas pudessem fazer suas orações, a Direção Geral do Hospital estudou a possibilidade de um novo espaço, mais apropriado para a instalação.

     Segundo Rafael Muniz de Oliveira, Diretor Geral do HUOP, o novo local será de suma importância. “A Capela Ecumênica, é um espaço para orações e recebe todas as pessoas de diversas religiões, sem discriminação de crenças, respeitando as diferenças. Decidimos fazer esse novo espaço para atender as demandas dos serviços e humanizar a  permanência dos pacientes e seus acompanhantes dentro do hospital”, relata Muniz.

     Permanecer por muito tempo dentro de um ambiente hospitalar, pode se tornar algo cansativo, inclusive para os familiares e a capela foi pensada para amenizar esse sentimento, sendo um local para reflexões e acolhimento, onde cada pessoa pode exercer a sua fé de maneira individual.

     Para Cleonice Fonseca, servidora do setor de padronização do HUOP, a capela ecumênica tem um importante papel devido a fé ser um dos pilares que sustentam na atuação a favor da saúde, “é um apoio emocional aos pacientes e familiares, e até mesmo para nós profissionais da saúde, é um lugar sagrado onde as pessoas querem e precisam recobrar suas forças, uma forma de encontrar o conforto de Deus, tudo isso independente de seu credo, ou religião.”, destacou a servidora.

     A Organização Mundial de Saúde (OMS), ressalta que a fé tem impactos positivos direto na saúde física, emocional e psicológica das pessoas. Segundo a psicóloga do HUOP, Sheila Taba, ter um espaço ecumênico que seja planejado com cuidado e afeto, com certeza trará muitos benefícios a todos os que dele precisam. “Esse é um local para acolher a dor e trazer paz aos frequentadores. Por vezes, o paciente ou sua família precisa desse conforto aos seus corações, pois, estão enfrentando situações de dores ou apenas, precisam de um local para agradecer (quando suas preces foram atendidas). O espaço ecumênico é quase um abraço afetivo que o hospital pode proporcionar aqueles que estão precisando”, conclui Sheila.

 

Por: Assessoria de Comunicação Social

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.