Central de Notícias

HUOP realiza obra para novo espaço ecumênico

    O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), realiza obra para a instalação do novo Espaço Ecumênico do Hospital. Tudo teve início em dezembro de 2022 e o prazo para a execução e entrega do novo ambiente, é cerca de quatro meses; o valor total da obra será de R$ 296.515,40 (duzentos e noventa e seis mil, quinhentos e quinze reais e quarenta centavos).

     Anteriormente, a capela ocupava uma pequena sala e percebendo a importância de um local adequado para que as pessoas pudessem fazer suas orações, a Direção Geral do Hospital estudou a possibilidade de um novo espaço, mais apropriado para a instalação.

     Segundo Rafael Muniz de Oliveira, Diretor Geral do HUOP, o novo local será de suma importância. “A Capela Ecumênica, é um espaço para orações e recebe todas as pessoas de diversas religiões, sem discriminação de crenças, respeitando as diferenças. Decidimos fazer esse novo espaço para atender as demandas dos serviços e humanizar a  permanência dos pacientes e seus acompanhantes dentro do hospital”, relata Muniz.

     Permanecer por muito tempo dentro de um ambiente hospitalar, pode se tornar algo cansativo, inclusive para os familiares e a capela foi pensada para amenizar esse sentimento, sendo um local para reflexões e acolhimento, onde cada pessoa pode exercer a sua fé de maneira individual.

     Para Cleonice Fonseca, servidora do setor de padronização do HUOP, a capela ecumênica tem um importante papel devido a fé ser um dos pilares que sustentam na atuação a favor da saúde, “é um apoio emocional aos pacientes e familiares, e até mesmo para nós profissionais da saúde, é um lugar sagrado onde as pessoas querem e precisam recobrar suas forças, uma forma de encontrar o conforto de Deus, tudo isso independente de seu credo, ou religião.”, destacou a servidora.

     A Organização Mundial de Saúde (OMS), ressalta que a fé tem impactos positivos direto na saúde física, emocional e psicológica das pessoas. Segundo a psicóloga do HUOP, Sheila Taba, ter um espaço ecumênico que seja planejado com cuidado e afeto, com certeza trará muitos benefícios a todos os que dele precisam. “Esse é um local para acolher a dor e trazer paz aos frequentadores. Por vezes, o paciente ou sua família precisa desse conforto aos seus corações, pois, estão enfrentando situações de dores ou apenas, precisam de um local para agradecer (quando suas preces foram atendidas). O espaço ecumênico é quase um abraço afetivo que o hospital pode proporcionar aqueles que estão precisando”, conclui Sheila.

 

Por: Assessoria de Comunicação Social

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.