Central de Notícias

Pesquisa e Ciência são evidenciadas na 8ª Edição do EAICTI da Unioeste

 

A 8ª Edição do EAICTI – Encontro Anual de Iniciação Científica Tecnológica e Inovação – da Unioeste chega ao fim e mais uma vez cumpre o papel de propagar e incentivar a pesquisa científica produzida dentro da universidade.

Neste ano, com o tema “Ciência Inovadora – A universidade e seu papel transformador na sociedade” foram três dias marcados pela apresentação de resultados dos acadêmicos e orientadores que direta e indiretamente atendem aquilo que a sociedade como um todo precisa “Tivemos palestras, participações de professores de outras universidades, além é claro dos nossos docentes e discentes. Tratamos do tema inovação de maneira séria e principalmente mostrando que a Unioeste tem uma agência de inovação que vai atingir ainda mais a nossa sociedade”, conta o Coordenador do EAICTI, professor dr Douglas Douglas Cardoso Dragunski.

8ª Edição EAICTI

“Nesta edição do EAICTI tivemos a participação dos bolsistas de tecnológica do Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Inovação MAI/DAI. O Evento alcançou resultados positivos com a grande participação de alunos e professores em todas as atividades realizadas”, explica a Professora Doutora Sanimar Busse, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.

Desde a cerimônia de abertura até o último dia de apresentações e mesas-redondas era possível perceber como esse tipo de evento dentro da universidade é importante para reforçar o papel da ciência dentro da sociedade. Foram aproximadamente 507 trabalhos apresentados, cerca de 93 sessões, participação direta de acadêmicos e docentes dos 5 campi da Unioeste (Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo), além de professores de outras instituições que também participaram, é a valorização do que é produzido na Unioeste “O EAICTI é um evento muito aguardado pela comunidade acadêmica. É o encerramento de um ciclo das atividades de pesquisa desenvolvidas no âmbito da Iniciação Científica, sob orientação dos docentes da Unioeste. A iniciação científica é o estado embrionário de formação do pesquisador que acelera a produção e a disseminação do conhecimento. Nesta fase de experimentação, de descobertas científicas e de exercício investigativo, os alunos têm a oportunidade de conviver com especialistas da sua área de formação e compreender o percurso metodológico do conhecimento científico”, contextualiza a Professora Doutora Sanimar Busse, Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação.

Durante todos esses dias voltados às apresentações e visualização do que é produzido dentro da Unioeste fica evidente que o Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná tem alcançado resultados importantes na avaliação do Comitê Externo de Avaliação do CNPq “Um evento para comunidade que faz com que os acadêmicos apresentem seus resultados de pesquisa. Foi bastante elogiado pelos assessores do Comitê externo do CNPQ, principalmente com relação a qualidade dos trabalhos, uma prova de como a ciência inovadora transforma a sociedade”, finaliza o professor dr Douglas.

Destaques

Durante esta 8ª Edição também foram apresentados os trabalhos considerados destaques no EAICTI do ano passado, foram eles:

Ciências Exatas da Terra

Aluna: Giulia Sayuri Fukase dos Santos

Orientador: Reinaldo Aparecido Bariccatti 

Estudos de incorporação de óxido de ferro em carvão ativo: Avaliação na capacidade de adsorção de corantes orgânicos

Ciências Agrárias

Aluno: Henrique Eduardo Fey

Orientador: Flavio Gurgacz

Avaliação da resposta de um sensor de fluxo em diferentes tipos de fertilizantes e dosadores

Ciências Biológicas

Aluna: Estéfani Marin

Orientadora: Sara Cristina Sagae Schneider

Potencial tóxico e oxidante do inseticidade Sumilarv (piriproxifem) em tecidos biológicos e sanguíneos da prole de ratas Wistar

Engenharias

Aluno: Gabriela Campos Hidalgo de Almeida

Orientador: Carlos Eduardo Borba

Síntese e caracterização de adsorvente à base de carbono para separação da mistura CH4/CO2

Ciências humanas

Aluno: Yuri Leander Schmidt Neukirchen

Orientador: Rinaldo José Varussa

Leis e direitos na regulamentação do mercado de cereais na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX

Ciências Sociais e Aplicadas

Aluna: Karina Toniasso

Orientanda: Elizandra da Silva

Comportamento de consumo sustentável e não-sustentável de estudantes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus Cascavel, PR.

Letras e Linguística

Aluna: Edileusa de Fátima Vaz 

Orientadora: Maricélia Nunes dos Santos

Abordagens da Literatura no ENEM e em provas de vestibular

Ciências da Saúde

Aluna: Érica Sabrina Zuppa

Orientadora:  Marina Kimiko Kadowaki

Avaliação de crescimento do Lactobacillus acidophillus na presença dos xilooligossacarídeos obtidos da palha de milho.

 

Agora será preciso aguardar a edição do EAICTI de 2023 para saber quais foram os trabalhos que mais se destacaram em 2022.

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.