Empresas atendidas pelo PEIEX Cascavel participam de eventos internacionais

O ano de 2022 foi desafiador para todos em muitos aspectos, a retomada da economia mundial e brasileira no pós-pandemia, o ambiente político e institucional, a incerteza do mercado, entre outros. No entanto, como estratégia para se manter competitivo a qualificação é um caminho inquestionável. Neste sentido, o Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) se apresenta como uma alternativa para as empresas que querem inserir seus produtos e/ou serviços no mundo.

A missão do PEIEX é contribuir para o aumento da competitividade das empresas brasileiras por meio de ações que promovam o design, a sustentabilidade e a qualificação para exportação. Entre estas ações, a participação em eventos de promoção comercial é uma das opções para as empresas participantes do Programa. No caso do PEIEX Cascavel – cujo Programa é executado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – a DLW Indústria de Cosméticos e Perfumaria (de Palotina) e a Agritol Peças Agrícolas (de Toledo) são casos de empresas que após a qualificação do PEIEX participaram de eventos internacionais com foco na consolidação de negócios.

Em setembro aconteceu a Missão Empresarial Paraguai/Bolívia 2022, evento promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) que este ano teve como eixo o setor de máquinas e equipamentos. Para Gustavo Strelin, sócio administrador da Agritol, a participação no evento foi muito produtiva. Segundo o empresário, além das oportunidades de negócios, o networking com a comitiva foi bastante relevante “toda a organização muito perfeita, pessoal muito bacana, acolhedor que veio junto. Acabei fazendo contato, e vai acabar até fazendo negócio entre as pessoas que estavam aqui. Vai ter bastante contato, bastante vínculo de amizade pessoal aqui da Bolívia e lá do Paraguai.”

Já entre os dias 10 e 11 de novembro está sendo realizada a 13º Expo Paraguay Brasil, organizada pela Câmara de Comércio Paraguay Brasil, com apoio da ApexBrasil. Nesta oportunidade dez empresas brasileiras foram selecionadas para expor seus produtos e a DLW de Palotina foi uma delas. Ainda que esta não seja regra, o Paraguai pode ser uma alternativa para as empresas que estão iniciando o processo de exportação, uma vez que se trata de um mercado com proximidade geográfica com as fronteiras do Brasil e condições facilitadas de comércio.

PEIEX

O PEIEX é oferecido pela ApexBrasil para as empresas brasileiras iniciarem o processo de exportação de forma planejada e segura. As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional e o PEIEX ajuda a eliminar as principais incertezas. O Programa é implementado em todas as regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições locais de ensino e pesquisa, como Universidades, Parques Tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa, além de Federações de Indústria. Para saber mais, acesse: www.unioeste.br/peiex.

ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia mais de 15.000 empresas em 57 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados na atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Fonte: Núcleo Operacional PEIEX Cascavel.

Assessoria de Comunicação Social