Central de Notícias

Unioeste: Pesquisa recebe menção honrosa no Congresso da Sober

A tese de doutorado 'Alocação e tempo em trabalho rural não agrícola de residentes rurais no Brasil: uma análise por macrorregiões', escrita por Patrícia Estanislau, orientada pelo professor Jefferson Andronio Ramundo Staduto e produzida no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio do campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), recebeu menção honrosa no 5º Prêmio Edson Potsch Magalhães de Melhor Tese de Doutorado em Economia Rural. A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu durante o 60º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER).

A pesquisadora afirma que foi estimulante receber o reconhecimento de sua pesquisa em um congresso e que foi mais gratificante ao saber que a apreciação veio da Sober. “Sempre me senti à vontade para falar sobre o rural. Morei na zona rural toda minha infância e poder estudar os trabalhadores que moram na zona rural e trabalham em outras atividades que não pertencem ao setor agrícola é bem contemporâneo”, explica Estanislau sobre a escolha do tema pesquisado.

A pesquisadora ainda ressalta a orientação recebida pelo professor Staduto durante o processo de doutorado. “Ele é muito generoso ao ensinar o caminho para que a pesquisa seja realizada de maneira frutífera", elogia ela.

A pesquisa trata do tempo que moradores de comunidades rurais destinam a atividades remuneradas que não estão ligadas à produção agrícola. Ao longo do trabalho a autora analisa os fatores que levam os residentes de áreas rurais a recorrerem a outras fontes de renda além do trabalho no campo.

Assessoria de Comunicação Social

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.