Unioeste: Sudoeste registra aumento de preço da batata, tomate e pão francês

Em outubro, o conjunto de alimentos básicos obteve elevação de preços em 12 das 17 capitais nas quais o Departamento intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), realiza mensalmente, a Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos. Em municípios do Sudoeste do Paraná não foi diferente. A pesquisa do custo da cesta básica de alimentação é realizada na região Sudoeste  pelo Grupo de Pesquisa em Economia, Agricultura e Desenvolvimento (GPEAD) relacionado ao curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Francisco Beltrão e Instituições parceiras.

No período analisado (outubro), o custo médio da Cesta Básica de Alimentos apresentou alta em Dois Vizinhos (3,05%), Pato Branco (2,88%) e Francisco Beltrão (2,27%). Em valores monetários, a alta do valor em relação ao mês anterior (setembro) foi de R$17,86 em Dois Vizinhos, de R$16,42 em Pato Branco e de R$13,07 em Francisco Beltrão. A Cesta Básica de Alimentos com maior valor nas localidades pesquisadas pelo GPEAD, foi a de Dois Vizinhos R$602,74 seguida por Francisco Beltrão R$587,77 e a de menor valor a de Pato Branco, R$585,50.

O cálculo do valor gasto com a alimentação básica para uma família de tamanho médio (02 adultos e duas crianças considerando que 02 crianças correspondem a 01 adulto) exige a multiplicação do valor monetário da cesta básica individual por 03. O salário mínimo necessário, expressa o quanto monetariamente seria preciso para que os trabalhadores moradores das cidades pesquisadas pelo GPEAD ou pelo DIEESE, conseguissem satisfazer em outubro, a totalidade das demandas familiares previstas constitucionalmente.

Considerando os dados apurados para o mês em questão, o salário mínimo nacional, tanto o bruto (R$1.212,00) quanto o líquido (R$1.121,10) mostraram-se insuficientes para assegurar a aquisição da Cesta Básica de Alimentos para o conjunto da família, tanto para as cidades pesquisadas pelo GPEAD quanto para as demais localidades selecionadas.

Se observada a determinação legal (ou seja, se consideradas as necessidades básicas para além da alimentação), para a manutenção de uma família de quatro pessoas, o salário mínimo deveria ter sido, em outubro, de: R$ 5.063,62, em Dois Vizinhos, R$ 4.937,86 em Francisco Beltrão e R$ 4.919,63, em Pato Branco. Comparando o valor da cesta de outubro de 2022 com o mesmo mês de 2021 constata-se um aumento de 7,88%, em Dois Vizinhos; de 5,84%, em Francisco Beltrão; e de 8,84%, em Pato Branco. No acumulado de 2022 (janeiro a outubro), o custo da cesta básica apresentou elevação de preços em todas as cidades, com a maior alta em Dois Vizinhos, 13,04%, Francisco Beltrão 12,92%, seguida por Pato Branco, 11,54%.

Produtos

Os produtos da Cesta Básica de alimentação, cujo os preços médios tiveram elevação em seus preços no Sudoeste do Paraná (pesquisadas pelo GPEAD) foram a batata, o tomate e o pão francês. A alta foi de (13,80%) em Dois Vizinhos, (13,06%) em Francisco Beltrão e (37,24) em Pato Branco. O preço médio do quilo da batata, nas cidades pesquisadas no Sudoeste do Paraná, obteve alta de (13,80) em Dois Vizinhos, (13,06) em Francisco Beltrão e (37,24) em Pato Branco. O tomate obteve alta em a alta foi de (53,28%) em Dois Vizinhos, (23,33%) em Francisco Beltrão e (30,97%) em Pato Branco. O preço médio do pão francês obteve alta de (9,87%) em Francisco Beltrão e de (1,85%) em Pato Branco, já em Dois Vizinhos, houve queda de (-3,53%).

Além desses produtos, houve queda de (-1,33%) em Francisco Beltrão e de (-4,46%) em Pato Branco, já em Dois Vizinhos o que se verificou foi uma alta de (0,81%). O quilo do açúcar atingiu queda de preços em Dois Vizinhos (-4,57%) e em Pato Branco (-2,07%), enquanto que em Francisco Beltrão, alta de (4,93%)

Assessoria de Comunicação Social