Central de Notícias

Ex-reitor da Unioeste recebe título de cidadão honorário de Cascavel

Na tarde desta segunda-feira (7) a sala dos Conselhos Superior (COU) na Reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi palco da sessão solene da Câmara de Vereadores de Cascavel para entrega do título de Cidadão Honorário ao ex-reitor da Instituição, professor Paulo Sérgio Wolff (Cascá). A honraria concedida foi proposta pelo vereador Edson Souza e acatada por unanimidade pelos parlamentares do município.
A sessão foi aberta pelo segundo vice-presidente da Câmara, vereador Josias de Souza, que fez a leitura do decreto legislativo número 71 de 19 de outubro de 2022 que regulamenta o título de Cidadão Honorário de Cascavel ao professor Cascá.
Na ocasião o homenageado da tarde, Paulo Sérgio Wolff, disse que o momento foi de agradecimento a todos que passaram por sua trajetória de vida. “Muitas pessoas me ajudaram a construir minha história e essa honraria compartilho com todos. Eu consegui me adaptar e as pessoas me ajudaram a construir o que eu sou hoje. Há 59 anos que moro em Cascavel e esse título concedido pelos vereadores me deixa muito orgulhoso”, exaltou Cascá, lembrando que teve dois momentos marcantes em sua vida um quando chegou a Cascavel com sua família e o outro a primeira reunião feita para a criação da Unioeste.
O vereador Edson Souza lembrou sua trajetória pessoal na Unioeste juntamente com o Cascá quando ele era diretor de campus e reitor. “Essa homenagem também é para Universidade, pois a história do Cascá e da Instituição se fundem. Cascavel não seria a mesma sem a Unioeste e a contribuição do Cascá para essa universidade é de suma importância. Nosso agradecimento a você Cascá e fica o nosso reconhecimento e carinho pela sua história que impactou na vida de muitas nas pessoas”.
O prefeito Leonaldo Paranhos que participou da solenidade também salientou que título de cidadão honorário é de fato uma honraria às pessoas que de fato contribuem com a cidade e que deixam legados. “Esse título é uma ferramenta que reconhece essas pessoas como cidadão da nossa cidade, faz parte da comunidade como uma família. Aqueles que conhecem o Cascá sabem da sua trajetória do amor que ele tem pelas suas ações. Acho que estamos fazendo Justiça ao um homem apaixonado pelas coisas que faz. O Cascá é do improviso, amigo, do sorriso, da facilidade e que nos alerta, nos mostra as dificuldades mas que sempre mostra a solução. Cascá você nos enche de esperança com esse jeito. Que bom que podemos reconhecer esse legado em vida”.
 
O reitor Alexandre Webber também resgatou sua história profissional que foi se construindo ao lado do ex-reitor e diretor Cascá. “É uma satisfação ver o Cascá recebendo essa honraria na nossa casa (Unioeste) pois é justa e importante sua trajetória em Cascavel. Ele tem uma importância na minha trajetória quanto acadêmico, nos apoiou na criação do curso de Odontologia. Cascá tem uma trajetória importante na cidade e na universidade. Hoje é um momento de alegria e de respeito na defesa dessa universidade e vamos continuar lutando por ela”.
O superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona. exaltou ainda o comprometimento do ex-reitor com as causas da educação superior, particularmente com as da Unioeste. “Ele tem uma característica de inquietação e fazer com que as coisas aconteçam. Tivemos divergências fortes e ele tem um jeito de desarmar as contradições e defender o que acredita. Tivemos a oportunidade de trabalharmos juntos e isso mostra minha alegria de estar nessa cerimônia de presenciar o reconhecimento da sua trajetória e a Unioeste tem muito da sua atuação e o sistema de Ensino Superior fica lisonjeado e honrado por ele ter se tornado um cidadão cascavelense. Desejo que você Cascá continue nessa sua vida de dedicação a causa do Ensino Superior para cada vez mais nos consolidamos como referência nacional e internacional”.
O diretor do Campus de Cascavel, Aníbal Mantovani Diniz, também elogiou a atuação do ex-reitor lembrando sua trajetória como diretor no Campus. “É com orgulho que participamos desse momento de reconhecimento a dedicação que o Cascá tem com a nossa Universidade. Sempre atuante e lutando pelas causas da Instituição”.
O ex-reitor da Unioeste e atual presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), professor Ricardo Rocha, disse estar bastante honrado em participar da cerimônia. “Essa homenagem extremamente justa ao Cascá, na escala da universidade eu o considero o mais dedicado que conheço em toda a nossa história acadêmica”.
O professor Vilmar Malacarne, que fez a indicação do professor Cascá para aprovação dos vereadores ao título de cidadão, comentou que “vejo no Cascá alguém com coragem é uma pessoa que tem o meu profundo respeito pois ele se pré-dispõe a lutar pelo que acredita. Tomara que você Cascá fique na Unioeste muitos anos ainda nos ajudando a pensar a Universidade. Precisamos de pessoas como você e obrigado por tudo que fez e continua fazendo”.
Na oportunidade os vereadores presentes Josias de Souza, Cidão da Telepar, Pedro Sampaio, Sebastião Madril e Sadi Kisiel também prestaram suas homenagens ao ex-reitor falando de sua trajetória junto ao município e sua contribuição na consolidação da Unioeste.
Também participaram da cerimônia pró-reitores, diretores de centro e representantes da comunidade acadêmica da Instituição.
 
Paulo Sérgio Wolff
Nascido em Irati (PR), em 1953, Paulo Sérgio Wolff o Cascá, estudou o primário no Colégio Marista de Cascavel. Em 1969 fez o primeiro ano do científico no Colégio Wilson Joffre e completou em Curitiba tendo estudado no Colégio Bom Jesus e Colégio Estadual do Paraná e cursinho no Positivo.
Cascá cursou Engenharia Civil na Universidade Estadual de Maringá se formando em 1982. Nessa cidade ainda lecionou nos colégios Poli e São José. Após sua formatura, Cascá retornou para Cascavel e trabalhou na Construtora M. A. Wypych. De 1982 a 1987 lecionou no Colégio Canadá, entre os anos de 1984 a 1989 trabalhou na Prefeitura de Cascavel exercendo a função de chefe de setor de Obras e Pavimentação nas gestões de Fidelcino Tolentino e Salazar Barreiros. Coordenou a execução de 1.500 metros quadrados de asfalto em Cascavel, recape do centro da cidade e pavimentação da rodoviária, colocação do conjunto de pedra irregulares os bairros Floresta e Guarujá.
Em março de 1983 Cascá iniciou suas atividades profissionais na Faculdade de Educação Ciências e Letras de Cascavel (Fecivel), atual Unioeste, onde lecionou 18 matérias distintas nas áreas de matemática e engenharia civil em oito diferentes cursos. Durante sua carreira na Unioeste exerceu diversas funções, sendo chefe do Departamento de Matemática, coordenador do curso de Engenharia Civil, foi eleito três vezes diretor geral do Campus de Cascavel nos anos de 1996/1999, 2000/2003 e 2007/1011. Também foi eleito reitor da Universidade no de 2011 sendo reeleito em 2015 ficando na função até 2019.
Assessoria de Comunicação Social

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.