Central de Notícias

Unioeste: Estudiosos do Sul do Brasil discutem educação em evento

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) abrirá nesta segunda-feira, 17, a XIV Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped Sul), com o tema “Formação e trabalho docente: tensões e perspectivas na Educação Brasileira”. O evento é um dos mais importantes na área e reune estudiosos em educação de todo o país durante quatro dias. De forma remota síncrona, o evento trará apresentações de trabalhos científicos (distribuídos em 22 eixos), mesas temáticas e conferências, além de publicação dos trabalhos apresentados. 
Fundada em 16 de março de 1978, a Anped Sul é uma entidade sem fins lucrativos que congrega programas de pós-graduação stricto sensu em educação, professores e estudantes vinculados a estes programas e demais pesquisadores da área. Ela atua de forma decisiva e comprometida nas principais lutas pela universalização e desenvolvimento da educação no Brasil. 
A programação começou nesta segunda-feira (17/10/2022) às 8h30, com a conferência "As perspectivas para a educação no contexto das novas diretrizes para formação de professores", com a Conferencista Leda Scheibe (UFSC), e mediação da professora Adriana Regina de Jesus (UEL). 
No segundo dia, pela manhã, haverá a mesa temática “Militarização das escolas: implicações para a educação básica”. O evento contará com a participação de Miriam Fábia Alves e Catarina Almeida Santos (UnB). A mediação será feita por Eduardo Nunes Jacondino (Unioeste – FB). 
 No dia 19 de outubro as 8:30 haverá a mesa sobre “A Contrarreforma do Ensino Médio: precarização da formação das juventudes e do trabalho docente”, com Monica Ribeiro (UFPR); Domingos Leite Lima Filho (UTFPR) e a mediação realizada por Roberto Deitos (Unioeste – Cascavel).  No mesmo dia (19/10/2022), às 19h30, haverá a discussão “Formação e trabalho docente: perspectivas no contexto neoconservador” com as professoras Giselle Masson (UEPG) e Patricia Torriglia (UFSC), a professora Angela Maria Silveira Portelinha (UNIOESTE) fará a mediação do debate. Na quinta-feira, será a vez da mesa temática “Formação e trabalho docente: mediações e conflitos”, com participação de Olinda Evangelista (UFSC) e Álvaro (Hypolito (UFPEL). A mediação do debate será realizada pela professora Isaura Monica Zanardini.  
O evento será encerrado na quinta-feira, às 19h30, com a “Conferência Educação e Resistência: o currículo e a formação de professores em tempos de crise democrática”, com a conferencista Helena de Freitas (UNICAMP) e mediação de Maria Luiza Furlan (UEM).  As atividades serão transmitidas pelo canal da Anped no youtube. Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico:  https://anpedsul.online.
 
 

Assessoria de Comunicação Social

Isabela Vitoria 

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.