Toledo: Evento marca lançamento de convênio entre Unioeste e Prefeitura de Pato Bragado

Um evento realizado no Centro Cultural de Pata Bragado marcou o lançamento do convênio entre o campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Prefeitura Municipal de Pato Bragado. A solenidade teve a presença de John Nodari, vice-prefeito da cidade, de Jaqueline Vanelli, secretária de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, dos professores Aldi Feiden, Maristela Makrakis e Sérgio Makrakis, de vereadores e dos produtores de pescados do município.

Durante a reunião, Nodari agradeceu à Unioeste pela parceria e pelo conhecimento repassado aos produtores locais. “O mercado passa por muitos altos e baixos e eu acredito que este um ano de trabalho conjunto com a Unioeste vai trazer mais segurança para os nossos produtores, que é o que todo mundo busca. Ninguém entra em uma atividade só para criar peixe, entra porque quer ter lucro”, ressaltou o vice-prefeito.

Sérgio Makrakis, coordenador do projeto e representante do campus de Toledo da Unioeste, destacou a liderança do Paraná na produção de tilápia e lembrou experiências anteriores com a implantação da piscicultura no município de Marechal Cândido Rondon. Chamou a atenção, também, para a qualidade dos profissionais formados pelo curso de Engenharia de Pesca da Unioeste e afirmou que os produtores são um bom público para se trabalhar com a questão da piscicultura.

O produtor Francisco Gorelie Marudi conta que realizou um investimento recente em sua propriedade para iniciar na piscicultura. Para Marudi, as parcerias são importantes para o crescimento dos produtores. “Hoje em dia, se não fizer parceria, se não se aproximar dos demais, você não consegue crescer”, avalia o produtor. Marudi também afirma que um dos motivos de participar do projeto é o aprendizado sobre a criação dos peixes que terá. “Estou mais interessado em saber como se deve alimentar os peixes. Já trabalho com suínos, mas é diferente”, afirma o produtor.

Feiden ressaltou que, para o convênio ter sucesso, primeiro é preciso conhecer os produtores e as suas necessidades. Apresentou os estudos feitos sobre o mapeamento da bacia hidrográfica da região e parcerias anteriores da Unioeste com outros municípios. Também foi mostrado o plano de trabalho elaborado pelos professores e falou que os produtores podem pedir para que um módulo seja trabalhado antes de outro, para que as necessidades do público sejam atendidas.

Ao final do evento, os participantes provaram o sorvete à base de proteína de tilápia e o patê feito a partir de tilápia defumada, feito pelos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Pesca e Recursos Pesqueiros (PREP).