Unioeste: Núcleo de Desenvolvimento Regional lança livro sobre desenvolvimento local

O Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR), do campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), lança o livro 'Economia e Desenvolvimento Local'. A publicação é em formato eletrônico (e-book) e seus capítulos resultam das pesquisas de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA). O livro tem a organização de Lucir Reinaldo Alves (coordenador do PGDRA), Tatiane Salete Mattei (estudante de doutorado do PGDRA) e Cínthia Santos Silva (mestre pelo PGDRA e estudante de doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais).

A autora do prólogo e professora do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa, Eduarda Marques da Costa, explica que a temática do desenvolvimento regional evoluiu em um quadro de reação dos territórios à crise internacional do século XX e assumiu diferentes combinações entre os agentes internos e externos que atuam nos territórios. “Em 2022, as políticas de desenvolvimento territorial, continuam a encontrar nas teorias de desenvolvimento local, um porto seguro para a valorização dos recursos locais, para a integração da mão-de-obra local e para o diálogo com os fatores exógenos, onde se incluem desde o capital privado ao investimento estatal”, avalia Costa.

De acordo com Alves, os autores dos capítulos são de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) e de formações distintas, o que permite uma análise interdisciplinar sobre o desenvolvimento local. “O desenvolvimento local possui muitas características, uma vez que leva em consideração as particularidades regionais, que são múltiplas e se diferenciam muito entre regiões e territórios. Ao longo dos 17 capítulos do livro são apresentadas diferentes possibilidades de estudos sobre desenvolvimento local, seja numa discussão teórica, metodológica ou no estudo empírico a respeito do desenvolvimento local”, explica Alves. O coordenador do PGDRA ainda informa que o NDR já lançou outros dois livros com a mesma temática ('Economia e Desenvolvimento Regional' e 'Economia e Desenvolvimento Territorial') e que este complementa os anteriores.

Alves explica que os capítulos do livro agregam à discussão sobre desenvolvimento local na perspectiva econômica e na importância de se conhecer os elementos que constituem e caracterizam uma localidade. Desta forma é possível planejar e desenvolver os diferentes locais.

O NDR é composto pelo PGDRA, pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PGE) e pelo colegiado do curso de Ciências Econômicas da Unioeste campus de Toledo.

O e-book é gratuito e pode ser acessado na página do NDR, a partir do link https://www.unioeste.br/portal/nucleos-toledo/ndr/510-campus-toledo/nucleos/ndr/56621-publicacoes-publication-e-ebooks-issues .