Campus Marechal Cândido Rondon, da Unioeste, realiza a IX JURA 2022

A IX JURA 2022, “Por um projeto de país sem fome:  agroecologia e reforma agrária”, será realizada no dia 2 de junho e está inserida na série de eventos nacionais que são realizados em diversas universidades brasileiras desde 2014, com o objetivo de divulgar e apoiar iniciativas de lutas dos diversos movimentos sociais pela democratização da terra. Tal resistência se desdobra na manutenção e produção da vida das famílias envolvidas e, para além destas, na construção de uma sociedade mais justa desde a esfera social, econômica, política e educacional, pilares fundamentais para o exercício da democracia. Implica ainda, na produção agroecológica e na alimentação saudável e livre de agrotóxicos. Diante da avaliação positiva da realização do evento na Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon, nos anos de 2018, 2019 e 2021 (virtual), a realização da IX JURA na instituição dará continuidade do envolvimento de diversos grupos de pesquisas, laboratórios de pesquisas e projetos de extensão, vinculados a graduação e a pós-graduação, à temática e permitirá a socialização com um público mais abrangente dos debates em torno das questões que envolvem o espaço agrário, especialmente da mesorregião Oeste do Paraná e suas interconexões com outras escalas.

A realização justifica-se diante do quadro de desqualificação dos movimentos sociais de luta pela terra e pelo compromisso que a universidade pública tem perante a sociedade, especialmente na contribuição à redução das desigualdades presentes. Assim, a defesa da educação pública de qualidade articula a bandeira da luta pela terra em prol da construção de um projeto popular e soberano para o país. A expectativa com a realização do evento é possibilitar a divulgação para a comunidade acadêmica e externa da necessidade econômica e social da desconcentração fundiária, bem como, da importância que possuem os camponeses e indígenas na construção do bem comum, a relevância da produção agroecológica, a soberania alimentar e um país sem fome.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 02 de junho de 2022

14h às 17h – Minicurso: História do movimento social de retomada da Terra Indígena Guasu Guavirá – Adriano Benites (Indígena Guarani, graduando do curso de História);

14h às 22h30m – Banca de livros da Editora Expressão Popular;

19h15: Mesa de abertura institucional

19h30: Lançamento de livros sobre a reforma agrária.

19h45min às 22h30m: Mesa Redonda:  Por um projeto de país sem fome: agroecologia e reforma agrária (Jhony Alex Luchmann – CAPA, Joelma Gomes de Queiroz – Rede Ecovida e Assentamento Valmir Mota-Cascavel, Alan Denizzar Limeira Coutinho – PPDRS/MST), coordenação da mesa: Renata Brasileiro Franco – PPGG/UFGD/GEOLUTAS.

Tribunal do Júri – Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondon

Serviço:

O que: IX Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA): IX JURA 2022 – “Por um projeto de país sem fome: agroecologia e reforma agrária”

Dia: 02 de junho

Local: Unioeste, campus de Marechal Cândido Rondo.

Mais informações: https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/jura_2022