Campus de Francisco Beltrão: Mobilização Marca Dia Internacional da Mulher

A comunidade acadêmica do campus de Francisco Beltrão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), mobilizada por docentes e discentes dos cursos de Serviço Social, Geografia, Pedagogia e Direito, bem como o NUMAPE (Núcleo Maria da Penha) e o Grupo de Pesquisa Corpo Gênero e Diversidade, realizaram nesta terça-feira (8) ato para celebrar o Dia Internacional da Mulher no espaço de eventos.

As atividades foram marcadas por profunda comoção em função do assassinato, a golpes de faca, da aluna Rafaela Fornazari, estudante de 21 anos do segundo ano do curso de Pedagogia. O crime ocorreu no último final de semana, praticado pelo ex-namorado da irmã de Rafaela, que também feriu gravemente pai e mãe das duas. Logo na sequência ele foi abordado pela polícia enquanto arrastava a ex-namorada na rua.

As várias manifestações em cartazes e nas falas demonstraram o quadro alarmante da violência contra as mulheres no Brasil e a necessidade, constante, de lutar por dignidade, liberdade e respeito.

Dados recentes mostram que no Brasil, uma mulher é estuprada a cada 10 minutos e ocorre um feminicídio a cada 7 horas. “Até quando vamos celebrar o dia da mulher com luto?” dizia um dos cartazes.

Assessoria de Comunicação Social