Cientista da Unioeste - Marga Eliz Pontelli

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas citados no ranking 2021 está a professora Marga Eliz Pontelli que desde 2002 está no curso de Geografia no Campus de Francisco Beltrão. Ela comenta que “vejo com satisfação pois entendo que, naturalmente, é o resultado de nossas atividades de pesquisas desenvolvidas sobre temáticas que abrangem o Quaternário, no âmbito do Núcleo de Estudos Paleo Ambientais (NEPA) e da linha Dinâmica, Utilização e Conservação do Meio Ambiente, do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unioeste – Campus Francisco Beltrão”.

Projetos

Entre os projetos apontados pela professora estão: Financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): 2019 – atual:  Pedoestratigrafia de formações superficiais oxídicas no setor central do Planalto das Araucárias (Chamada MCTIC/CNPq 28/2018 – Universal/Faixa B); 2019 – atual:  Assinatura paleoambiental de formações superficiais oxídicas do Planalto das Araucárias (Chamada CNPq 009/2018 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa); 2015 – 2019: Caracterização pedogeoquímica das superfícies geomorfológicas de Abelardo Luz/Chapecó/Erval Grande - Planalto das Araucárias (Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES 22/2014 – Ciências Humanas e Sociais); Financiados pela Fundação Araucária:2017 – 2019: Identificação de Descontinuidades Pedoestratigráficas em Formações Superficiais Lateríticas no Planalto das Araucárias (Edital 016-2016/PRPPG/Fundação Araucária – Pesquisa Básica e Aplicada no Âmbito da Unioeste); 2012 – 2015: Cronossequência de perfis de alteração e pedons nas superfícies incompletamente aplainadas III, IV e V - Sudoeste do Paraná (Chamada de Projetos 05/2011 – Programa Universal - Pesquisa Básica e Aplicada); 2009 – 2011:  Caracterização do grau de evolução pedogenética e da alteração de lateritos em formas de relevo (concavidades e encostas) inscritas em remanescentes de superfícies aplainadas (V, VI e VII) e ombreiras de fundo de vale - alto curso do Rio Marrecas -SW/PR (Chamada de Projetos 14/2008 – Programa de Apoio à Pesquisa Básica e Aplicada). Pela  CAPES em 2013 – 2015: Assinaturas biológica, pedológica e sedimentológica de semiaridez no Planalto das Araucárias no Quaternário Tardio (Chamada de Projetos MEC/MCTI/CAPES/CNPq/FAPs - Edital nº 61/2012 – Programa CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS – Bolsas no País – Modalidade Pesquisador Visitante Especial) e pela (Financiadora de Estudos e Projetos) em 2012 – Atual:  Sub-Projeto 3 - Consolidação do Núcleo de Estudos (Paleo) Ambientais (Chamada MCT/FINEP/CT-INFRA/PROINFRA - 02/2010).

Currículo

A professora tem graduação em Geografia-Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (1992); mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atua nos cursos de Graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) e no Programa de Pós-Graduação em Geografia (Mestrado e Doutorado) da UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão. Bolsista Produtividade em Pesquisa/CNPq - PQ2. Tem experiência na área de Geografia Física e Geociências, com ênfase em Geomorfologia, principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia do Quaternário, gênese e evolução de formações superficiais e relevo, cartografia geomorfológica de detalhe, cartografia de riscos geomorfológicos.