Cientista da Unioeste - Roseli Alves dos Santos

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas citados no ranking 2021 está a professora Roseli Alves dos Santos desde 2001, no curso de Geografia do Campus de Francisco Beltrão. Ela comenta que é “com satisfação que recebeu a citação pois a construção da vida acadêmica para uma mulher é sempre mais árdua, pois na sociedade patriarcal além do preconceito, temos as duplas jornadas de trabalho. Destaco ainda que tive toda minha formação em escola pública, vindo da classe trabalhadora, então esta indicação não é somente minha mas da família (meus pais que recentemente faleceram de COVID mas sempre acreditando na ciência) e dos muitos estudantes, orientados que levam o trabalho que desenvolvemos adiante. Também é um sentimento de gratidão pois minhas pesquisas são construídas na interação com os sujeitos, em especial do campo e da classe trabalhadora”.

Projetos

A professora apontou alguns dos projetos que desenvolve na Instituição: O processo de modernização da agricultura; Organização de Hortas Comunitárias Urbanas; Registro da Organização política-organizativa das mulheres agricultoras no Sudoeste do Paraná; Territórios e desenvolvimentos no campo e na cidade; Violência contra mulheres e Corpo, gênero e Diversidade.

Currículo

Roseli fez graduação e especialização em Geografia do Paraná pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista – Presidente Prudente, estágio de Pós doutorado na Université de Caen na Basse Normandie – França.  Lider do grupo de Pesquisa corpo, gênero e diversidade. Atua na graduação e Mestrado e Doutorado em Geografia da Unioeste. Coordenação de projetos de Extensão e Pesquisa sobre agricultura, Hortas Urbanas e Organização de Mulheres. Coordenadora do Residência Pedagógica em Geografia na Unioeste. Faço parte da Rede de Geógrafas Feministas da América Latina e do Observatório da Questão Agrária no Parana, além de pareceristas e n revistas e órgãos de fomento à pesquisa.