Cientista da Unioeste – Edgar Manuel Carreño Franco

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou  a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas mais citados no ranking 2021 está o professor Edgar Manuel Carreño Francos que leciona desde no curso de Engenharia Elétrica do campus Foz do Iguaçu. Para ele a indicação “reivindica o trabalho desenvolvido através dos anos desde o ponto de vista dos frios números de citações, no entanto, não reflete o verdadeiro impacto que nosso trabalho fornece a região. Muitos dos trabalhos desenvolvidos e agora citados foram desenvolvidos com a participação dos nossos alunos de graduação e pós-graduação, que hoje em dia se encontram nas mais diversas áreas do desenvolvimento econômico da nossa região”.

Projeto

Entre os projetos citados pelo professor estão: Planejamento e Operação de Sistemas de Energia Elétrica nos novos paradigmas de redes ativas; Previsão de demanda de energia elétrica e Previsão espacial da demanda em sistemas de distribuição.

Currículo

Edgar é formado em Engenharia Elétrica na Universidad Nacional de Colombia, continuou seus estudos até terminar doutorado na mesma área na UNESP-FEIS em 2008. no curso de Engenharia Elétrica do CECE/Foz. Experiência na área de planejamento de Sistemas de Transmissão e Distribuição da Energia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: Previsão demanda, Planejamento de sistemas de transmissão e distribuição, Otimização matemática. Ministra diferentes disciplinas na graduação e Pós-graduação e participa ativamente de atividades administrativas no nível de centro, campus e reitoria. Atualmente é coordenador especial do programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e participa do CIPIC.