Receita Federal e Unioeste firmam nova parceria para destinação sustentável de apreensões

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste firmou uma parceria com a Receita Federal, na manhã desta quarta-feira. O auditor fiscal e Delegado da Alfândega da Receita Federal em Dionísio Cerqueira - SC, Mark Tollemache, se reuniu com o Pró-Reitor de Administração e Finanças, Geysler Rogis Flor Bertolini, com o Diretor do Núcleo de Inovações Tecnológicas – NIT, Reginaldo Ferreira, e com o Assessor Técnico do NIT, Selmo José Bonatto, afim de iniciar a construção de um convênio entre as instituições.

Segundo o Delegado, a instituição busca dar a destinação sustentável para algumas mercadorias apreendidas. Ele informou que muitas mercadorias, como cigarros, vinhos e combustíveis, não podem retornar para o comércio, sendo assim, precisam ter algum destino. Nesse sentido é que os trabalhos de pesquisa da Unioeste entram em cena. A universidade receberá materiais que poderão ser reutilizados e que auxiliarão nas pesquisas e no desenvolvimento de tecnologias vantajosas para o meio ambiente. Mark comentou que a parceria traz benefícios para ambas as partes. “É um projeto muito importante, que visa desenvolver a pesquisa científica e solucionar a questão da destinação sustentável das nossas apreensões”, enfatizou.

O professor Reginaldo citou que a Unioeste possui diversas possibilidades de aplicação das mercadorias que serão doadas pela Receita Federal. Os produtos poderão ser utilizados em projetos com biodigestores, pesquisas sobre biodiesel e fabricação de rações além de serem utilizados em ações internas dentro da universidade. Conforme o diretor do Núcleo de Inovações Tecnológicas, esses projetos possuem “aplicação na comunidade e podem trazer ganhos na área científica e de educação”.

No dia de hoje, foi assinado um documento que permitirá que a Receita Federal direcione recursos para projetos específicos dentro da universidade.