Cientista da Unioeste - Ana Tereza Bittencourt Guimarães

A AD Scientific Index o Ranking for Scientist - World Scientist and University Rankings 2021 divulgou  a lista com o nome dos cientistas mais influentes no Mundo e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná está muito bem representada com a citação de 101 professores pesquisadores. No total foram citados nesta lista 707.846 cientistas de 204 países em 13.466 universidades.

Entre os cientistas citados no ranking 2021 está a professora Ana Tereza Bittencourt Guimarães que desde 2013 leciona no curso de Ciências Biológicas do Campus de Cascavel. Ela  comentou que ficou lisonjeada com a citação,  “mas confesso que não gosto muito deste tipo de ranking pois há inúmeros pesquisadores maravilhosos e infelizmente não são valorizados visto a escassez de recursos em nosso país”.

Projeto

O projeto citado pela professora se chama: Resposta dos Ecossistemas e Exposições de Pesticidas num Cenário de Alterações Climáticas que tem por objetivos e atividades propostos pelo grupo de pesquisa (Ecotoxicologia e Paisagem) melhorar o bem-estar geral dos ecossistemas, a sua biodiversidade, bem como da população humana local, o que se pode definir como a aplicação do conceito "One-Health", ou em português "Saúde Única". Por esse projeto a docente foi contemplada como pesquisadora produtividade pelo CNPq.

Currículo

Ana Tereza possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Paraná (1998); mestrado em Ciências, área de concentração em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (2000); e doutorado em Ciências, área de concentração em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2009). Tem experiência na área de Bioestatística e Delineamento de Pesquisa, Ecologia Numérica, Histopatologia de Organismos Aquáticos e Ecotoxicologia. Atualmente, é professora adjunta de Bioestatística na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, pesquisadora produtividade pelo edital CNPq 09-2020, professora do Mestrado e Doutorado em Biociências e Saúde, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.