Seminário discute Práticas de Cuidado e Atenção às Pessoas que Usam Drogas

Na tarde desta quarta-feira foi realizada a segunda parte do 1° Seminário de Práticas de Cuidado e Atenção às Pessoas que Usam Drogas. O evento foi organizado pelo Conselho Municipal de Política sobre Drogas - Comad, em parceria com o Hospital Universitário do Oeste do Paraná – HUOP e o SIMPR, e foi realizado no auditório da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, campus Cascavel.

Durante a abertura do evento, o diretor-geral em exercício do HUOP, Rodrigo Alan Barcella, comentou que “o debate é recorrente, mas é extremamente necessário que estejamos sempre vigilantes com essa demanda dos cuidados e atenção com usuários de drogas, para que possamos recuperar a saúde e todo o contexto social desses usuários. São eventos como este que alicerçam o desenvolvimento que vão, mais à frente, recompor essa estrutura e esses pacientes”, afirmou.

O presidente do Comad, Alessandro Rosseto, agradeceu os organizadores e participantes do evento e destacou a importância do conhecimento adquirido no evento ser aplicado em outros setores da sociedade. “Que nós possamos levar o que aprendemos aqui para escolas, para os nossos filhos, vizinhos e comunidades terapêuticas”, enfatizou.

O representante Cisop, Odair Vieira de Miranda, agradeceu a Unioeste por sediar o evento e complementou sobre a necessidade de atenção aos pacientes que sofrem danos pelo uso de drogas lícitas e ilícitas. “Esse evento é importante para despertar na sociedade e nos profissionais, a sensação de quão é importante o trabalho com as pessoas que usam drogas. A situação está em uma crescente e precisa de uma atenção especial”, comentou.

O evento contou com uma mesa redonda com o tema “As Interfaces do Cuidado de Usuários de Álcool e Drogas no Contexto de um Centro de Atenção Psicossocial”. Participaram da mesa redonda: o Psiquiatra Matheus Provin; a terapeuta ocupacional Priscila dos Santos Ramos, o professor de extensão Ronaldo José Moreira e o Doutorando Alessandro Faria Araújo. Durante a mesa redonda foram abordados temas como a importância do CAPS-AD, a reinserção social, a economia solidária e outros.