Preço da cesta básica apresenta aumento em outubro, no Sudoeste do Paraná

Em pesquisa desenvolvida pelo GPEAD (Grupo de Pesquisa em Economia, Agricultura e Desenvolvimento, afeto ao curso de Ciências Econômicas da Unioeste, campus de Francisco Beltrão), foi constatado que o valor da cesta básica no Sudoeste do Paraná teve uma elevação nas três cidades pesquisadas. A maior alta aconteceu em Dois Vizinhos, que registrou aumento de 7,07%; em Pato Branco, a elevação foi de 7,01%; já em Francisco Beltrão, o valor cresceu 5,66%. Em valores nominais, o preço da cesta básica nas três cidades foi de R$ 558,70; R$ 555,32 e R$ 538,04, respectivamente.

No Sudoeste do Paraná, os produtos que tiveram a maior elevação foram o tomate, a batata, o café e o açúcar. Por outro lado, o feijão e o leite registraram baixa nos preços em relação a última pesquisa.

Liderando a lista de aumento nos preços, o tomate registrou alta de 55,04% em Dois Vizinhos, 12,97% em Francisco Beltrão e de 63,39% em Pato Branco. Como destaca o Dieese, “a maturação lenta do fruto reduziu a oferta” e estimulou a alta dos preços.

Nas cidades pesquisadas do Sudoeste do Paraná, o preço médio do quilo da batata aumentou em Dois Vizinhos (35,05%), Francisco Beltrão (49,85%) e Pato Branco (44,11%). As condições climáticas de maior volume de chuvas causaram dificuldade à colheita e reduziram a oferta, o que elevou o patamar de preços no varejo, conforme destaca o Dieese.

Nas cidades do Sudoeste paranense pesquisadas pelo GPEAD ocorreram aumentos. Estes foram em Dois Vizinhos de (11,35%), em Francisco Beltrão de (10,89%) e em Pato Branco de (8,20%). Para o Dieese, “a geada do final de julho e a estiagem prolongada comprometeram a oferta do grão, o que levou à alta do preço no varejo.” Par tal resultado contribuíram ainda “a baixa oferta global de café e as elevadas cotações externas”.

Nas cidades do Sudoeste do Paraná pesquisadas, o movimento altista dos preços se repetiu em relação ao açúcar. Os aumentos foram de 8,45%, em Dois Vizinhos; 8,04%, em Pato Branco e de 5,31%, em Francisco Beltrão. Para o Dieese “menor oferta e alto volume exportado explicam as elevações dos preços”.

Nas cidades do Sudoeste do Paraná, o comportamento do preço do feijão preto foi de queda em Pato Branco (-6,08%) e Dois Vizinhos (-0,78%), mas de alta em Francisco Beltrão (3,84%). A queda de demanda do feijão em razão dos altos patamares de preço, contribuiu para a redução de valores no varejo.

A carne bovina de primeira registrou queda de preços em 09 das 17 capitais pesquisadas. Segundo o Dieese, “o motivo principal foi a queda na exportação, provocada pela sanção da China à carne brasileira. As capitais onde o preço do produto mais caiu foram Vitória (-1,17%) e Goiânia (-0,76%). As altas mais importantes ocorreram em Florianópolis (3,65%), Rio de Janeiro (2,28%) e Curitiba (1,32%).” Nas cidades pesquisadas pelo GPEAD, o preço da carne aumentou em Francisco Beltrão (4,64%) e Dois Vizinhos (0,19%). Na contramão do observado nesses dois municípios do Sudoeste, Pato Branco evidenciou uma leve redução (-0,85%).

Se observada a determinação legal, para a manutenção de uma família de quatro pessoas, ou seja, se consideradas as necessidades básicas para além da alimentação, o salário mínimo deveria ter sido, em outubro, de: R$ 4.693,64, em Dois Vizinhos; R$ 4.665,29, em Francisco Beltrão e R$ 4.520,08, em Pato Branco.

Ao se comparar o valor da cesta de outubro de 2021 com a de outubro de 2020, se constatou um aumento de 23,75%, em Dois Vizinhos; de 17,83%, em Francisco e de 19,13%, em Pato Branco. No acumulado do ano de 2021, o valor da cesta básica apresentou aumento de custo em Dois Vizinhos (15,87%); Francisco Beltrão (12,39%) e, em Pato Branco (11,11%).

Em outubro de 2021, o tempo médio necessário para adquirir a cesta básica individual foi de 111h e 44m, em Dois Vizinhos; de 111h e 03m, em Francisco Beltrão e de 107h e 36m, em Pato Branco. Quando se compara o custo da cesta individual e o salário mínimo líquido, ou seja, após o desconto referente à Previdência Social (7,5%), o trabalhador de Dois Vizinhos, Francisco Beltrão ou Pato Branco, remunerado pelo piso nacional, comprometeu com a aquisição da cesta básica individual a seguinte proporção da sua renda, 54,91%, 54,58%, e 52,58%, respectivamente.