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Acadêmico de Letras é selecionado para atuar como auxiliar de conversação na Espanha

O programa de auxiliares de conversação brasileiros na Espanha contará com um representante da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O programa oferece bolsas de estudos para brasileiros que atuarão nas instituições de ensino em diversas cidades espanholas, juntamente com os professores de português. Na carga horária semanal de atuação dos auxiliares estão previstas atividades de apoio e auxílio no ensino de português, sobretudo no que diz respeito às atividades de conversação.

O edital de seleção dos participantes foi coordenado pela Rede Andifes Idioma sem Fronteiras, tendo como público-alvo acadêmicos que atuaram como professores de Espanhol no Idiomas sem Fronteiras (IsF). Dentre os selecionados está o acadêmico de Letras Guilherme Medeiros, do campus de Cascavel, que foi bolsista do Nucli-IsF da Unioeste, ministrando aulas de Língua Espanhola à comunidade acadêmica em 2019. Ele será auxiliar no Instituto Lucía de Medrano, em Salamanca.

Com intuito de se preparar para a atuação como professor de Português para estrangeiros, Guilherme participou do Curso de Formação de Auxiliares de Conversação Brasileiros na Espanha, desenvolvido pela Rede Andifes Idioma sem Fronteiras em parceria com a Embaixada da Espanha no Brasil. O programa, que está em sua segunda edição, tem como intuito promover o intercâmbio cultural e linguístico entre brasileiros e alunos de Português como Língua Estrangeira (PLE) da Espanha.

Para a professora Maricélia Nunes dos Santos, que atuou como coordenadora pedagógica e orientou o estudante em suas atividades no Programa Idiomas sem Fronteiras, “esta é uma oportunidade de novas vivências e aperfeiçoamento da atuação profissional do Guilherme, além de ser uma mostra do potencial acadêmico dos alunos formados pela Unioeste”, comentou.

SOBRE A REDE ANDIFES NACIONAL DE ESPECIALISTAS EM LÍNGUA ESTRANGEIRA - IDIOMAS SEM FRONTEIRAS

Rede Andifes-IsF tem como objetivo, junto às IFES vinculadas à Andifes que aderirem à Rede:

1) a formação inicial e continuada de professores de idiomas para atuarem em processos de internacionalização;

2) O desenvolvimento de proficiência linguística da comunidade acadêmica;

3) o trabalho em rede para o desenvolvimento de políticas linguísticas no Ensino Superior Brasileiro.

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