Professora da Unioeste participará de seminário sobre racismo nas universidades

Durante os dias 28 e 29 de outubro será realizado o “II Seminário sobre Racismo Estrutural e Institucional nas Instituições de Ensino Superior”, evento que faz parte da campanha da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco, que reúne vários países e instituições de ensino superior da América Latina e Caribe e que terá como tema principal o “Racismo, antirracismo e a BNCC”.

Dentro da campanha da Unesco, as universidades do estado submeteram um projeto de ações antirracista, com a intenção de implementá-lo dentro das instituições, nomeado como “Universidades Estaduais do Paraná na luta contra o racismo”, que foi aprovado pela organização juntamente com outros cinco projetos na América Latina. Atualmente, apenas a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) não possuem políticas de ação afirmativas nessa questão.

No referido seminário, existirá uma mesa de debate em que as experiências de implementação das políticas de ações afirmativas nas universidades estaduais do Paraná serão apresentadas e discutidas, onde participarão representantes das insitutições de ensino que aplicaram tais políticas.

A representante da Unioeste no evento, a professora Dr. Sonia Maria dos Santos Marques, participará do debate intitulado como “Narrativas de vida e políticas de (re)existênica”. A professora reafirmou a necessidade da discussão sobre esse tema. “O racismo estrutura a organização da sociedade brasileira, neste sentido sua discussão no ensino superior é fundamental para demarcação da democracia e da igualdade”, destacou.

As inscrições para o evento poderão ser realizadas por meio do seguinte link https://nucleodeestudosafr.wixsite.com/my-site-1. Todo o seminário poderá ser acompanho por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=FBl-J2oEFaI. O evento inicia as 19:30h do dia 28 de outubro.