Atletas da Unioeste conquistam bons resultados em competição nacional

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste participou dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), realizados em Brasília entre os dias 10 e 18 de outubro, nas modalidades de voleibol e atletismo masculino. A competição contou com a participação de aproximadamente 3.500 atletas de 271 Instituições de Ensino Superior (IES), em 26 modalidades esportivas. A delegação da Unioeste foi composta por 15 atletas, sendo 12 do voleibol masculino e 3 do atletismo.

No atletismo, os atletas Éden Ramon Rockenbach e Felipe José Santin chegaram às semifinais nos 100 e 200 metros rasos. Além das provas já citadas, Éden também alcançou as semifinais dos 400 metros rasos. Já 3 mil metros com obstáculos, o atleta João Lucas Rosso chegou à final da prova, ficando na 8ª colocação geral do campeonato nacional.

No voleibol, a equipe da Unioeste, comandada pela professora Evandra Hein Mendes, venceu duas partidas na primeira fase da competição, contra as equipes da Universidade Federal do Acre da Universidade Federal do Piauí, e registrou uma derrota para a Uninassau – Pernambuco, classificando-se para as quartas de finais da primeira divisão da competição. Nos playoffs, a equipe sofreu uma derrota para a Upis – Distrito Federal e acabou eliminada, ficando em 8° lugar geral da primeira divisão.

Segundo o Coordenador de Esportes da Unioeste, professor Arestides Pereira da Silva Júnior exaltou os resultados obtidos nos Jogos Universitários Brasileiros. “A participação da delegação da Universidade foi bastante positiva e com bons resultados, tendo em vista o alto nível da competição, com a participação de atletas reconhecidos nacional e internacionalmente, inclusive com a presença de alguns atletas que participaram dos Jogos Olímpicos de Tóquio”, afirmou.

Além disso, o professor destacou a importância da experiência adquirida pelos acadêmicos. “A possibilidade de participar da maior competição universitária brasileira, representa uma experiência significativa na vida dos acadêmicos, tendo em vista a grandiosidade do evento e a interação com diferentes atletas e técnicos do Brasil todo, o que favorece o crescimento pessoal e esportivo dos participantes”, finalizou.