Central de Notícias

Terapia do Sorriso contagia sorrisos na programação da Semana da Criança no Huop

Previous Next
A tarde foi recheada de brincadeiras, música, e muita risada na ala pediátrica do Hospital Universitário do Oeste do Paraná. Os palhaços da Terapia do Sorriso foram os responsáveis pela animação da tarde dessa quarta-feira (13), durante a programação da Semana da Criança, e bem equipados com violão e tintas para pinturas, contagiaram sorrisos entre os familiares e equipe com as brincadeiras. “O objetivo é trazer essa quebra de rotina no ambiente hospitalar, e é para todas as idades, por isso vamos chamando para que todos interajam também”, afirma o acadêmico de Medicina da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Dernardin, que interpreta o palhaço Bochecha.
 
Aos poucos os pacientes vão interagindo, saem do quarto, e se envolvem com as brincadeiras. Cantam, dançam, e aproveitam até mesmo as pinturas no rosto e mãos. “Quando vemos já deu o horário de ir embora, e as crianças sempre querem continuar brincando”, diz o acadêmico de Medicina, Jean Luca Alves, que interpreta o palhaço Chimbinha.
 
A Terapia do Sorriso é um projeto de extensão do curso de Medicina da Unioeste, e além de animar as crianças com as brincadeiras, o objetivo é que os acadêmicos possam ter contato com os pacientes desde o primeiro ano. “É muito bom ter esse contato, não como médicos, mas sim, com a parte humana e emocional dos pacientes”, diz Jean Luca.
 
Com os sorrisos nos rostos dos pacientes, dos familiares e das equipes, para os palhaços a sensação é gratificante. “É difícil colocar em palavras a sensação, pois quando chegamos as crianças normalmente estão na defensiva por conta do ambiente e do tratamento, mas logo vão interagindo e entrando na brincadeira”, diz Jean. “Essa descontração ajuda muito na recuperação desses pacientes, e isso também nos deixa muito felizes”, finaliza Alexandre.

Publish modules to the "offcanvas" position.

Nós usamos cookies
Nós usamos cookies no nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto que outros ajudam a melhorar o site e a experiência do usuário. Você pode decidir se quer permiti-los ou não. Tenha em mente que, em caso de rejeição, você não será capaz de usar todas as funcionalidades do site.