Unioeste é destaque em ranking de desempenho científico

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi destaque no cenário internacional, ficando em 79º lugar no ranking que classifica o desempenho científico das universidades localizadas em toda a América Latina. O ranking foi desenvolvido pela AD Scientific Index e conta, ao todo, com 453 universidades e as posições são definidas a partir do número de cientistas que a universidade conta entre os 10 mil com melhor desempenho.

Na classificação a Unioeste conta com um total de 16 cientistas, estando empatado com outras três universidades brasileiras e uma colombiana. Entre as universidades brasileiras, a Unioeste é a 50º universidade com maior número de pesquisadores ranqueados.  O reitor da Unioeste, Alexandre Webber, comentou a boa colocação da Universidade no ranking. “Esses números reforçam o potencial dos nossos cientistas e a importância que o investimento na educação pública, gratuita e de qualidade tem para o nosso país”, destacou.

Todas as áreas do conhecimento foram contempladas pelos cientistas da Unioeste, porém a área que mais se destaca é a Agrícola e suas variantes. O professor Reginaldo Ferreira Santos, do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Energia na Agricultura, foi o melhor classificado da instituição, com um total de 17.389 citações. Aparecem no Índice também, os pesquisadores: Beatriz Rosana Gonçalves de Oliveira Toso, José Carlos dos Santos, Edson Antônio da Silva, Fernando Rodolfo Espinoza Quiñones, Silvio Cesar Sampaio, Aparecido Nivaldo Modenes, Luis Francisco Angeli Alves, José Renato Stangarlin, Samuel Nelson Melegari Souza, Miguel Angel Uribe Opazo , Douglas Cardoso Dragunski, Marcos Saquet, Pery Francisco Assis Shikida, Claudia Silveira Viera e Rosilene Luciana Delariva.

Como ocorre a classificação?

O AD Scientific Index usa o total de valores dos últimos 5 anos do índice i10 (número de publicações com, no mínimo, 10 citações), do índice h (que quantifica a produção científica a partir das citações dos trabalhos) e de pontuações de citação no Google Scholar. Além disso, faz a proporção do valor dos últimos 5 anos ao valor total dos índices acima mencionados.

Em outras palavras, o Índice Científico AD fornece tanto a classificação acadêmica quanto os resultados da análise. Assim, cientistas e universidades podem obter suas classificações acadêmicas e monitorar a evolução da classificação ao longo do tempo. Texto: Larissa Terra Langer.