Central de Notícias

Unioeste desenvolve projeto “Trotamundos: conversas literárias”

O Projeto de Extensão Universitária intitulado: “Trotamundos: conversas literárias”, sob coordenação da professora  Dra. Denise Scolari Vieira, docente do Colegiado de Letras-Português-Espanhol, do campus de Marechal Cândido Rondon da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), iniciado em outubro de 2020, na modalidade remota, concluiu suas atividades no último sábado, com a presença dos escritores: Sebastián Jorgi e David Sorbille, bem como, das escritoras Graciela Licciardi Bello e María Paula Mones Ruiz, representantes da S.A.D.E (Sociedade Argentina de Escritores.

Na reunião, Sebastián Jorgi e David Sorbille debateram aos acontecimentos socioculturais e seus desdobramentos no campo literário, naquela que foi nomeada “a década infame” - a Argentina dos anos 30. Posteriormente, escritores e escritoras realizaram a leitura compartilhada de relatos breves e poemas de autoria própria. “Durante a consolidação das atividades extensionistas participaram profissionais da Rede Pública Estadual, docentes e estudantes da Unioeste, cujo percurso, estabelecido durante os meses de interlocução, materializou a proposição inicial, mediante o fortalecimento de redes colaborativas, a fim de articular a transmissão de nossa diversidade social e cultural, em situações de mediação literária. Dessa maneira, espera-se contribuir com ações efetivas, capazes de propiciar o acesso à experiência literária e a reflexão sobre a formação docente”, comentou a coordenadora.