Unioeste e Consamu firmam convênio para residência médica em urgência e emergência

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) firmou convênio com o Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Parana (Consamu) na última sexta-feira (27/08), para abertura de mais uma residência para os futuros médicos, na área de medicina de urgência e emergência. O objetivo é oportunizar e potencializar a interação da Unioeste com a sociedade, fazendo com que o conhecimento produzido na universidade atenda as demandas práticas da comunidade.

Além disso, o convênio é um salto para a formação de profissionais qualificados, já que é uma residência um pouco escassa na região, principalmente se tratando de saúde pública. Os residentes irão atuar em conjunto com o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) e o Consamu, buscando sempre o melhor atendimento à região.

Para o médico do Consamu, Rodrigo Nicácio, o Huop é referência em muitos aspectos  na região, um deles é no atendimento de urgência e emergência, alguns profissionais formados ou que estão se formando pela universidade já são reconhecidos pelo seu conhecimento. “Os dois residentes formados pelo Huop, hoje são tripulantes da regulação das viaturas e os coloquei no helicóptero exatamente pelo diferencial que têm na formação, eles são diferentes, optaram por se dedicar para a urgência e emergência” comenta Nicácio reforçando que “esse convênio é fundamental para aproximar o consórcio da academia, isso é impagável”.

Na oportunidade o reitor da Unioeste, Alexandre Webber, que assinou o convênio, disse que o Huop proporciona um diferencial na formação do profissional, e que o hospital junto com o Consamu tem um valor essencial dentro da comunidade. Alexandre também confia que a qualificação que o convênio traz para o profissional, caminha junto com a melhoria e precisão no atendimento da população. “Essa parceria é fundamental para a formação dos nossos alunos e é importante tanto para o treinamento do profissional que vai estar atuando dentro do Samu, que consequentemente vai ser um profissional melhor para o nosso Pronto Socorro e vice-versa”. O reitor ainda ressaltou que “o Hospital     Universitário é nosso, de toda a população, é um pilar da saúde pública regional, e a gente precisa lutar para fortalecer ele e  as outras estruturas”.

Já diretor do Huop, Rafael Muniz de Oliveria, salientou ser grato por essa parceria, pois sempre almejou esse paço de adicionar a residência na educação da Unioeste e dentro do hospital. “Essa parceria vai trazer muito crescimento aos profissionais, médicos em formação dentro do nosso pronto socorro”.

O presidente do Consamu, Luiz Ernesto, enxerga esse convênio como mais um ponto positivo do Consamu “eu vejo hoje nos municípios essa integração como um resultado muito positivo, e agora com a residência em emergência e urgência acho que era uma necessidade em nível do Brasil”, comentou o presidente, que também concorda com a qualificação do Huop como instrumento da saúde pública. “É importante frisar que todo serviço público tem que ser de qualidade, temos que fazer esse investimento em pessoal, em equipamentos; o Huop aqui é referência em urgência e emergência”.

O médico coordenador geral do Programa de Residência Médica, André Pereira Westphalen, reafirmou que o convênio vai muito além do potencial dos profissionais, é uma questão de melhoria no momento em que se trata da vida e morte do paciente. “A intenção do Governo Federal e do Ministério da Educação é formar o médico emergencista para atender isso, o Samu, aquele momento de divisão entre a vida e a morte, onde ter um profissional diferenciado faz toda a diferença”, finaliza.

Texto: Maria Luiza de Marco/ Supervisão: Patrícia Bosso