Central de Notícias

Grupo de extensão da Unioeste campus de Toledo lança aplicativo sobre agroecologia

O Laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão “Fronteiras, Estado e Relações Sociais” (LAFRONT) lança, no próximo dia 30, um aplicativo chamado Rede Agroecológica. A intenção é de criar uma rede de produtores agroecológicos e orgânicos para facilitar a troca de informações e produtos, inclusive a compra direto com o produtor.

O aplicativo possui três funções: permite ao usuário encontrar os produtos e definir a rota até o lugar onde os produtos são oferecidos; apresenta um mural para troca de informações sobre a produção agroecológica e as mercadorias ofertadas; e há, também, uma biblioteca virtual com textos de apoio a produtores e outros interessados no tema. Conforme o professor Eric Gustavo Cardin, um dos idealizadores do projeto, o aplicativo permite a divulgação e venda direta dos produtores. "Ele permite ao consumidor encontrar os produtores localizados mais próximos de sua residência e permite fazer a busca pelo produtor pela mercadoria desejada. Se o consumidor deseja leite orgânico, basta pesquisar que irá encontrar o produtor mais perto de sua casa”, explica Cardin.

A ideia do aplicativo surgiu através das demandas dos produtores notadas nas pesquisas de campo realizadas pelo LAFRONT. Em entrevistas feitas pelos pesquisadores, percebeu-se algumas dificuldades: falta de mão-de-obra especializada na produção orgânica; baixa produção de tecnologia voltada ao setor agroecológico; necessidade de ampliação de consumidores, da rede de comércio e de produtores; e criação de meios para se divulgar os produtos. “ De certa forma, o aplicativo visa amenizar alguns destes problemas, facilitando a comunicação entre produtores e consumidores. Neste sentido, é preciso deixar registrado que ele pode ser baixado e usado por qualquer pessoa de forma gratuita. Em breve, estará disponível em outras lojas de aplicativos”, afirmam os idealizadores do projeto.

Agroecologia

A agroecologia é um conceito criado em 1934 pelo pesquisador Albert Howard que agrega as dimensões sociais, culturais, éticas e ambientais na prática do cultivo. A prática busca superar a monocultura e os danos causados por esta. Para tanto, aplica emprega um conjunto de práticas mais sustentáveis, sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos ou sementes transgênicas. Além do uso de materiais mais orgânicos, utilizam-se tecnologias mais limpas, com baixo impacto ambiental.

A prática busca, também, remodelar o sistema de produção atual, baseado no manejo de grandes áreas de terra. “A agroecologia corresponde a uma mudança de relação com à Terra, respeitando o seu tempo e o equilíbrio de seus elementos naturais. Deste modo, o fato dela causar menos impacto quando comparado a outros modelos de produção nos permite afirmar que ela pode ser considerada uma das possibilidades para minimizar o impacto das atividades humanas na natureza”, argumenta Cardin.

LAFRONT

O LAFRONT é um laboratório vinculado ao Grupo de Pesquisa “Fronteiras, Estado e Relações Sociais”, que se institucionalizou como programa extensão criado em 2020 e busca avaliar políticas públicas, oferecer assessoria a grupos da sociedade civil, elaborar e executar projetos de pesquisa, intervenção e inovação social, organizar, publicar e divulgar os resultados das pesquisas realizadas. O aplicativo está disponível para download pelo link https://app.vc/rede_agroecologica

Assessoria de Comunicação Social

Daniel Schneider – Jornalista Residente

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.