Unioeste participará da 60ª edição dos Jogos Universitários do Paraná – JUPS com delegação de 35 atletas

No próximo dia 28 de agosto de 2021 acontecerá a 60ª edição dos Jogos Universitários do Paraná – JUPs, nos municípios de Apucarana, Arapongas, Cambira e Jandaia do Sul. Os JUPs fazem parte dos Jogos Oficiais do Estado e são organizados em parceria entre Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU) e pelo Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, e tem como finalidade desenvolver e estimular as práticas esportivas no meio universitário e, congregar os estudantes pelo intercâmbio social esportivo.

No ano de 2020 o evento não foi realizado em virtude da Pandemia Covid-19. Para o ano de 2021, foram adotadas as medidas preventivas e protocolos sanitários para a realização da competição num formato diferenciado e reduzido, priorizando a segurança dos atletas.

A Unioeste participará do evento com uma delegação de 35 atletas nas modalidades de Voleibol, Atletismo, Natação e Judô. Os atletas são acadêmicos dos diversos cursos dos campi da Unioeste. A organização da delegação da Unioeste para a competição é realizada pela Pró-Reitoria de Extensão, sob coordenação do professor Arestides Pereira da Silva Júnior (Coordenador de Esportes da Unioeste). De acordo com o professor, “os atletas vem se preparando nos últimos 60 dias com grande expectativa e motivação, tendo em vista o retorno das competições presenciais”. O professor ainda destaca que “todos os cuidados e protocolos de prevenção à Covid estão sendo observados para que a competição transcorra com segurança”.

Segundo o acadêmico do 3°ano de Educação Física, Felipe José Santin (atleta de atletismo), atual campeão da prova dos 100 metros rasos, “estou bastante animado porque será minha primeira competição depois de 2019 e um pouco ansioso também, o que é normal pré-competição. A expectativa é entrar nas provas e fazer o meu melhor, representando o curso de Educação Física e o nome da Unioeste”.

De acordo com a acadêmica do 3°ano de Fisioterapia, Beatriz Torrilhas (atleta de voleibol) “é uma grande alegria e oportunidade representar nossa universidade em uma competição de grande destaque e importância. Em meio as adversidade (pandemia e a dificuldade para reunir o time), o voleibol feminino marcará presença e juntas tentaremos buscar o título para a Unioeste”.