FORCONPAE - Unioeste traz mais duas palestras para primeira fase do Fórum

Fórum de Construção da Política de Assistência Estudantil - FORCONPAE, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), traz mais duas importantes palestras para sua primeira fase.

Dia 15 de junho (terça-feira), às 19h20, terá a palestra com o tema “A multidimensionalidade da Vulnerabilidade Acadêmica – A Assistência Estudantil para além do auxílio estudantil”, ministrada pela Profª. Drª Juliana Palavezzi, graduada pela UFSC; mestra em Educação pela Unioeste-Cascavel, doutora em Serviço Social e Política Social pela UEL e Assistente Social da UTFPR, campus Dois Vizinhos. Trabalha com Assistência Estudantil desde 2009.

A palestra abordará, dentro da assistência estudantil, outros fenômenos que tornam os estudantes vulneráveis. O índice de vulnerabilidade, mas pensando sempre na permanência, a sensibilização para as diversas ações da assistência estudantil. Além das alternativas para além das bolsas - recurso financeiro e outras ações (pedagógicas, psicológicas, acadêmicas, etc.)

Já no dia 16 de junho (quarta-feira), às 9h, a palestra ministrada pela Profª. Drª. Maísa Miralva da Silva, assistente social na UFG, atualmente Pró-reitora de Assuntos Estudantis e Coordenadora Nacional do Fonaprace – Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis, doutora em política social e professora de serviço social na PUC Goiás; terá o tema “A importância da Assistência Estudantil para o acesso a democratização da educação superior no Brasil”.

A palestra irá tratar sobre o conceito de Assistência Estudantil e sua importância para a democratização da educação pública brasileira, considerando profundas assimetrias e a conjuntura do país, e a política de desfinanciamento crescente que vem ocorrendo no Brasil.

FORCONPAE

A primeira fase do FORCONPAE teve início no dia 03 de maio com palestras que abordaram temáticas relacionadas a Assistência Estudantil.

Dia 03 de maio foi realizada a palestra “Evasão Estudantil Nos Cursos De Graduação Da Unioeste: Análises Preliminares” ministrada pelo Prof. Dr. Paulo Roberto Azevedo, Profª. Drª.Lilian Porto Farias e Profª Drª. Alessandra dos Santos.

Dia 06 de maio teve o tema “Implantação e Gestão da Política de Assistência Estudantil” ministrada pela Profª Drª. Jolinda Alves, mediada pelo Prof. Dr. Adrian Alvarez Estrada.

Dia 26 de maio a palestra com o tema “A importância da Assistência Estudantil para a permanência e conclusão dos estudantes universitários e a luta contra o sucateamento e falta de investimento nas universidades estaduais” foi ministrada por Larissa Souza – UPE e Bela Marinho- UNE, mediada pelo Prof. Marcos Freitas de Moraes.

Todas as palestras estão disponíveis na Equipe do FORNAPAE, na Plataforma Teams.

A participação da comunidade acadêmica (discentes, docentes e agentes universitários) é fundamental para definição de uma Política de Assistência Estudantil que atenda as especificidades e expectativas da Unioeste.