Campus Toledo: Diretor tem meta de internacionalizar a pós-graduação

Elvio de Campos é o novo diretor de Centro de Engenharias e Ciências Exatas (CECE) do campus de Toledo da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a longo prazo tem como objetivo a implantação de novos cursos de graduação.

Elvio é graduado em bacharelado e licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), é mestre em Química Aplicada também na UEM e é doutor em Ciências, área de Química Inorgânica pela Universidade Estadual de Campinas. Em 2008, fez seu pós-doutorado em Química Inorgânica na Universidade de São Paulo e em 2014 na Universidade de Aveiro.

Atua no CECE da Unioeste desde março de 2001. É vice-líder do Grupo de Pesquisa em Ciências de Materiais – GPCMat, com pesquisas relacionadas à materiais adsorventes, catalisadores e materiais com atividade biológica, especificamente vidros, óxidos inorgânicos e polímeros de coordenação.

1. Diretor, quais os projetos imediatos que têm para o Centro na gestão 2020-2023?

Para o Centro de Engenharias e Ciências Exatas de Toledo temos duas grandes prioridades: uma para a graduação e outra para a pós-graduação. Para a graduação, queremos encontrar formas de permitir que acadêmicos dos diferentes cursos de graduação do Centro possam compartilhar o máximo possível de disciplinas. Assim, teremos turmas com maior numa de frequentadores, maior versatilidade na escolha de horários por parte dos acadêmicos e, por consequência, otimização dos recursos. Para a pós-graduação, é urgente a internacionalização dos programas, com o envio de docentes para pós-doutoramento no exterior e celebração de convênios que permitam tanto enviar, como receber pós-graduandos do exterior, assim como docentes visitantes.

1. Qual o planejamento, a longo prazo, para sua gestão?

A longo prazo, pensamos na implantação de novos cursos de graduação a partir das demandas já existentes e decisões já tomadas no passado, bem como rever essas decisões, para confirmá-las ou então, reformá-las, buscando sempre atender às demandas da sociedade.

1. Como se compõe seu Centro?

O CECE Toledo compõe-se de 4 cursos de graduação (Engenharia de Pesca, Engenharia Química, Química Licenciatura e Química Bacharelado  - duas ênfases: bacharelado em química tecnológica e bacharelado em química farmacêutico-medicinal), cinco programas de pós-graduação: Mestrado e Doutorado em Engenharia Química, Mestrado e Doutorado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, Mestrado em Ciências Ambientais, Mestrado em Bioenergia (em rede) e Mestrado em Química. São quase 80 docentes efetivos e colaboradores, sendo que entre    os 62 docentes efetivos, 61 são doutores. São cerca de 440 acadêmicos de graduação e 90 de pós-graduação.

Quanto à estrutura física, contamos com laboratórios didáticos para a graduação e laboratórios de pesquisa que atendem a graduação e pós-graduação. São 11 grupos de pesquisa e contamos ainda com espaços construídos por alguns desses grupos, além das instalações do InPAA, instituto de pesquisa em aquicultura ambiental que são disponibilizadas para ações do Centro. No entanto, ainda temos grande carência de espaço físico para pesquisa, e cerca de metade dos grupos de pesquisa desenvolve suas atividades em ambiente precário. Buscar recursos para resolver essa demanda é uma das ações em nossa pauta de prioridades.

Assessoria de Comunicação Social