Comissão Própria de Avaliação Institucional realiza última reunião do ano

IMG 9545 Easy Resize

Comissão Própria de Avaliação Institucional – CPA realizou na sexta-feira (22) sua última reunião do ano, traçando metas para garantir o processo contínuo de autoavaliação institucional

Estiveram reunidos na Reitoria da Unioeste, os membros representantes da Comissão Própria de Avaliação Institucional − CPA, para deliberar sobre as atividades desenvolvidas ao longo de 2019 e traçar as metas para o próximo ano, em que se encerra o ciclo avaliativo 2018/2020.

Na ocasião, foram apresentadas as estatísticas com o alcance dos questionários aplicados à comunidade externa, aos egressos e aos pacientes do HUOP, público alvo deste ciclo que se estenderá até o próximo ano. Esteve presente na reunião, além dos representantes dos campi e da Reitoria, a representante do Núcleo Regional de Educação de Cascavel − NRE, Ilda de Fatima de Lourdes de Oliveira. O NRE é um dos principais parceiros para alcançar a comunidade externa e inserir a Unioeste nos mais diversos espaços da sociedade.

A diretora de Avaliação Institucional da Unioeste, servidora Janete Santos Nardelli, falou da importância desse espaço da CPA, para pensar, debater e refletir sobre o papel da Universidade para a sociedade e, de forma integrada, oportunizar a ampla participação da comunidade interna e externa na construção dos instrumentos avaliativos e de planejamento estratégico, que visam criar e consolidar uma cultura avaliativa promotora da melhoria permanente das ações desenvolvidas pela instituição: participar dos processos avaliativos da Universidade é uma oportunidade ímpar de ampliar a visão sobre a importância da instituição para a sociedade, compreender as diferentes dimensões que precisam ser analisadas antes de conceituar sua qualidade e, principalmente, de contribuir na construção de instrumentos que demonstrem o quanto a instituição evoluiu ao longo de sua existência, bem como os rumos que ela deve tomar, em consonância com as expectativas da comunidade interna e externa.

Para 2020, a CPA deliberou pela continuidade de aplicação dos questionários ao público externo, além da confecção do diagnóstico avaliativo das ações desenvolvidas dentro do ciclo avaliativo vigente, com base no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. A Comissão Própria de Avaliação Institucional – CPA, é um órgão deliberativo, vinculado diretamente ao Conselho Universitário e segue as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, acerca do processo avaliativo institucional, numa perspectiva que que vise a inclusão da comunidade interna e externa em espaços democráticos de construção e disseminação das ações administrativas e pedagógicas.

Texto: Nelci Janete dos Santos Nardelli

Foto: Andréa Pasquetti